Sesc/RS lança programação do Palco Giratório 2022 que será marcada pela retomada dos espetáculos nos teatros de Porto Alegre

Lançamento Palco Giratório 2022. Crédito: Carlos Macedo.

Com a expectativa da reocupação dos espaços culturais de Porto Alegre, a 16ª edição do Festival Palco Giratório já tem data marcada para 2022: de 12 a 29 de maio, importantes palcos da Capital receberão 44 sessões de grupos cênicos de diferentes regiões do país para ofertar à comunidade porto-alegrense espetáculos reconhecidos no cenário artístico local e nacional. A venda dos ingressos para os espetáculos iniciou na quarta-feira, dia 27 de abril, nas Unidades Sesc de Porto Alegre e Região Metropolitana, além do site do Sesc RS (clique aqui), onde também pode ser conferida a programação completa do 16º Festival. Com o intuito de promover o acesso à cultura, o evento oferece ingressos com valores a partir de R$ 15, além de atividades gratuitas em espaços públicos. A programação foi lançada oficialmente no dia 26 de abril, na sede da Fecomércio-RS, com autoridades, artistas, convidados e imprensa.

Uma apresentação da artista Valéria Barcellos, que fará uma participação especial juntamente com a pernambucana Lia de Itamaracá no espetáculo “Líricas Sulinas”, encantou os presentes e deu uma prévia do que poderá ser apreciado durante os 18 dias de Festival em espaços como Teatro do Sesc Alberto Bins, Theatro São Pedro, Teatro Renascença e Parque Farroupilha. “Ficamos muito felizes por essa retomada. É uma alegria podermos fazer esse lançamento, com tantos reencontros. Todos nós estamos ávidos por cultura, esporte, turismo, pois tudo foi muito difícil nos dois últimos anos”, ressaltou o diretor regional do Sesc e Senac-RS, José Paulo da Rosa.

Da mesma forma, 1º vice-presidente do Sistema Fecomércio-RS, Joel Dadda, celebrou a realização do evento: “O Festival já faz parte do calendário de maio dos gaúchos e, em especial, da cidade de Porto Alegre, e nos emociona poder, novamente, abrir espaço ao debate de temas importantes, promover o intercâmbio e valorizar a produção nacional”. Serão apresentados espetáculos de teatro, dança e música para diferentes faixas etárias, com a abordagem de temáticas presentes na contemporaneidade e reflexões sobre o cotidiano atual, bem como inclusão, questões sociais, de gênero e raça. A programação é caracterizada pela diversidade de expressões, qualidade de espetáculos e atividades formativas reunindo várias regiões brasileiras, como Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Paraná.

O lançamento do Palco é sempre vibrante, um anúncio do que vem pela frente. O Sesc tem um papel importantíssimo, principalmente, quando os governos deixam de investir, o Sesc está sempre presente. Hoje conseguimos somar àqueles que permanentemente estão do lado das artes”, destacou a secretária de Cultura do RS, Beatriz Araújo. O secretário municipal da área em Porto Alegre, Gunter Axt defendeu que o futuro do desenvolvimento da cidade passa por iniciativas como essa. “O Festival é um evento que já está entranhado no calendário da Capital. É muito importante ter esse tipo de programação pensada para o público local, mas que atraia pessoas de outras regiões, permitindo a troca de experiências teatrais brasileiras”, disse.

A fim de manter o intercâmbio entre a classe artística dos diferentes cantos do país, as ações formativas, em sua maioria, ocorrerão em ambiente virtual, por meio da plataforma Zoom. A participação é gratuita e as pessoas interessadas podem solicitar acesso às salas enviando um e-mail com o nome completo, data e horário do encontro que almejam participar para palcogiratoriosesc@sesc-rs.com.br. Serão 16 encontros de 17 a 27 de maio, que abordarão temas como tecnologia, políticas públicas, impacto da pandemia nas artes cênicas e festivais híbridos.

 Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: