
Um dos maiores nomes da música portuguesa e poeta Sérgio Godinho fará parte da programação especial gratuita do consulado português em São Paulo nas celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O também compositor participa amanhã, dia 14 de junho, às 18h, no Consulado Geral de Portugal, da conversa “Primeiro dia do resto da sua vida” junto com os músicos Filipe Raposo, Zeca Baleiro, o diretor do IN-EDIT BRASIL, Marcelo Aliche e a fundadora da agência CONNECTING DOTS Anabela Cunha. E no dia 15 de junho, Godinho faz uma apresentação junto com a recém-formada São Paulo Big Band e o pianista Filipe Raposo, no Teatro B32, às 19h30 – que contará ainda com uma participação de Zeca Baleiro, vencedor do Grammy Latino 2021 de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira (MPB) com o álbum “Canções d’Além Mar”.
Desde 1919, o dia 10 de Junho é consagrado como feriado nacional em Portugal. O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é comemorado em todo o mundo por milhões de portugueses e lusodescendentes, com especial destaque no Brasil, onde é a comunidade mais representativa de todas as que compõem o tecido social brasileiro. A programação já teve a participação da jovem representante da música portuguesa, MARO, que foi selecionada entre 40 países para a Grande Final do 66º Festival da Eurovisão.
Sérgio Godinho, nascido em Porto, Portugal, em 1945 é um autor, compositor e intérprete português que aos 20 anos saiu do país por recusar-se a participar na Guerra Colonial. Durante o exílio, viveu em vários países, integrou diversas formações musicais, sendo que os dois primeiros discos foram gravados na França (1971). Regressou a Portugal após o 25 de Abril de 1974 e tornou-se autor de canções célebres, como “Com um Brilhozinho nos Olhos” e “O Primeiro Dia” que dá origem ao nome deste projeto no Brasil.
Em 1983, editou o álbum “Coincidências”, com a colaboração de alguns dos mais famosos músicos brasileiros – Chico Buarque de Hollanda, Ivan Lins e Milton Nascimento. Passou pelo teatro e cinema, escreveu e ilustrou obras infanto-juvenil, e os 30 anos de carreira (2001) foram assinalados com a coletânea “Biografias do Amor”. Em 1994 foi condecorado como Oficial da Ordem da Liberdade. Com 72 anos apresenta “Nação Valente”, um álbum de originais, com todas as letras e algumas composições de sua autoria.
Recentemente, Sérgio Godinho acompanhado do pianista Filipe Raposo elevou ainda mais o seu trabalho realizando um concerto ao vivo com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, que devido ao seu sucesso, resultou em disco. Estes eventos têm o patrocínio da EDP Brasil, Hotel Tivoli Mofarrej,123 Milhas, Oliver Wyman, da Exame e TV Cultura como mídia partner, os apoios especiais devem-se à OSESP e SALA São Paulo, ao Festival Internacional do Documentário Musical In-Edit Brasil, e às empresas portuguesas CBMM, CSN, MDS, Andorinha e Gallo.
Deixe seu comentário