O impactante final de “Amigo Secreto”, dirigido por Maria Augusta Ramos

“Amigo Secreto”, o mais recente documentário dirigido por Maria Augusta Ramos. Crédito: divulgação.

Tranquilizem-se. Não será revelado, aqui, o final de “Amigo Secreto”, o mais recente documentário de Maria Augusta Ramos a retratar a conjuntura política nacional, e que estreou no último dia 16. Não será revelado, mas será enfatizado nestas linhas porque, na avaliação deste espectador, o final do filme é o ponto alto. Ponto alto tanto enquanto narrativa e estética cinematográfica como pela inquietação e indignação que gera. As últimas cenas servem como um choque de realidade, e dos riscos dessa realidade chocante. Aliás, sobre essas cenas, o ideal é que você possa assistir ao documentário no cinema, porque o impacto proporcionado pela combinação entre imagens e sons é tão primorosa e forte que só o ambiente próprio de projeção é capaz de reproduzir com precisão.

Mas, se não der para ir ao cinema, não tem problema. “Amigo Secreto” vale ser visto de qualquer jeito, a qualquer tempo. O documentário retira da turbulência cotidiana em que estamos metidos, e organiza, os fatos que nos aterrorizam. Da metade da década passada para cá são tantas, são tantas as aberrações que, sem nos darmos conta, deixamos muitas caírem no esquecimento. E isso não pode. Cada um dos atentados que a democracia brasileira vem sofrendo não pode ser esquecido, superado pelo seguinte, por pior que esse seguinte seja. ‘Amigo Secreto’ tem, entre os méritos, justamente recompor nossa memória.

O documentário fomenta ainda reflexões em diversos campos: no jurídico, no político partidário, no geopolítico, no papel da imprensa… E nos põe a pensar no daqui para frente. No ‘daqui para frente’ que começa ao sair da sala de cinema. O que vamos fazer? O que temos a fazer? Como fazer? Se não nos perguntarmos, e não encontrarmos respostas, as metáforas das cenas finais se tornarão literais.

“Amigo Secreto” vem em boa hora. Não só porque, como dito, organiza a história. Não. O documentário mostra que o ciclo não se encerrou, que não é possível empacotar os fatos em uma caixa e partirmos para outra. Outro mérito do filme é nos alertar: o transbordar de esgoto parece incontrolável. Se não agirmos com lucidez e precisão, nos afundaremos ainda mais.

SERVIÇO
“Amigo Secreto”
Documentário / 2022 / Brasil, Alemanha, Holanda
Direção: Maria Augusta Ramos
Sinopse | Em 2019, um vazamento de conversas entre várias autoridades do Brasil abala a credibilidade da Operação Lava Jato. Em meio à crise, quatro jornalistas acompanham os desdobramentos do caso, numa sequência de situações que coloca a democracia brasileira em risco.
Lançamento em 16 de junho de 2022
Distribuição: Vitrine Filmes
No site da distribuidora, os cinemas onde o documentário está em exibição: https://www.vitrinefilmes.com.br/filme/amigo-secreto/?go=cinemas
Em tempo: ao ir ao cinema, use máscara. Em proteção própria e do próximo.

 

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d