“O domínio colonial britânico de 70 anos deixou Botswana em uma posição humilhante”, diz o presidente Mokgweetsi Masisi

Crédito: Wikipedia.

Discursando em memória de Sir Seretse Khama, líder fundador de Botswana, o presidente Mokgweetsi Masisi instou a nação da África Austral a estimar os valores de unidade, liberdade e paz pelos quais ele lutou e defendeu. Seretse Khama, que nasceu em 1 de julho de 1921 e morreu aos 59 anos, vítima de um câncer pancreático, foi descrito como personagem central na libertação de Botswana e deu uma contribuição imensurável para a democratização da África Austral.

A liderança visionária de Seretse Khama coloca em perspectiva o inegável papel proeminente e a contribuição de Botswana na luta de libertação contra a dominação dos colonos brancos“, disse Masisi, na sexta-feira, em seu discurso por ocasião da comemoração do Dia de Sir Seretse Khama em Gaborone, capital de Botswana. Masisi disse que o caminho para a independência de Botswana, ex-protetorado britânico, e os anos de formação do país sul-africano foram preenchidos com as dificuldades da pobreza desumanizadora e do subdesenvolvimento.

Tão impressionante foi o nível de negligência por parte dos britânicos em seus 70 anos de domínio colonial que, bem no terceiro aniversário da independência de Botswana, Sir Seretse Khama observou em sua declaração à Assembléia Geral das Nações Unidas, em 24 de setembro de 1969, que Botswana foi deixada na humilhante posição de não conhecer muitos dos fatos básicos sobre sua própria situação, nos quais os planos de desenvolvimento poderiam basear-se.

Em essência, Masisi disse que Seretse Khama destacou graficamente como o sistema de educação colonial, que Batswana e seus cidadãos receberam, preparou apenas alguns poucos para uma alfabetização de baixo nível e habilidades acadêmicas. Ele disse que o sistema educacional era lamentavelmente inadequado e irrelevante para os desafios e tarefas à frente do governo de Seretse Khama.

Houve oportunidades severamente limitadas para a educação pós-primária e pós-secundária no Protetorado de Bechuanaland, através das quais um conjunto de habilidades cognitivas e práticas de ordem superior, bem como conhecimentos acadêmicos poderiam ser alcançados“, disse ele. No entanto, Seretse Khama, armado com o zelo e a coragem nacionalistas, lutou com um cenário desafiador após a vitória esmagadora do Partido Democrático de Botswana (BDP), nas eleições gerais de 1965, de acordo com Masisi. Boga Manatsha, professor sênior de história na Universidade de Botswana, disse que Seretse Khama personificava um espírito inflexível e uma fortaleza interminável no exercício de suas verdadeiras crenças que sempre foram guiadas pelo bem maior a seu país.

Fonte: Texto originalmente publicado em inglês no site da Xinhua.
Link direto: https://english.news.cn/africa/20220702/499e719c602e494aa89a0247ee1dcc96/c.html

Tradução e adaptação Alessandra Scangarelli Brites, Intertelas

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d