
O “Trio Entre Dos Ríos”, formado pelo violonista e compositor carioca Edu Aguiar e pelos uruguaios Eduardo Mauris no violão e na guitarra e Tania Amaral no vocal, chega a Porto Alegre para apresentação única no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440, bairro Três Figueiras), no dia 2 de setembro, sábado, às 19h. O show faz parte da turnê de lançamento do álbum Río Adentro, gravado em Montevidéu em parceria com músicos uruguaios e brasileiros, entre eles o percussionista potiguar Mingo Araújo, que fará participação especial na apresentação ao lado do violonista gaúcho Angelo Primon. Para adquirir o seu ingresso, acesse o site do Instituto Ling (clique aqui).
A música de Edu Aguiar combina elementos da Bossa Nova, do Tropicalismo e do movimento mineiro de Milton Nascimento. Em Río Adentro, a união entre Brasil e Uruguai é mais profunda e orgânica. O disco foi totalmente idealizado e estruturado por Aguiar, apresentando todas as músicas em espanhol. Eduardo Mauris, virtuoso guitarrista uruguaio, compartilha os arranjos com Aguiar e assume as cordas principais, enquanto Gabriela Morgare contribui com sua vasta experiência vocal como intérprete, completando o Trio Entre Dos Ríos. Nesta apresentação no Instituto Ling, Tania Amaral substitui Gabriela, que tem alternado os vocais com a cantora durante a turnê do grupo.
Aguiar lançou seu primeiro álbum, “O Outro Lado da Noite”, em 2010, com a Banda Filhos de Platão. Seu segundo trabalho, “Baque Solto” (2012), é uma homenagem a Lenine e Lula Queiroga, com influências nordestinas. Ao longo de sua carreira, colaborou com renomados artistas como Lenine, Ivan Santos, Ferreira Gullar, Suely Mesquita, Arnaldo Brandão, Ary Dias, Kiko Horta e Ruy Faria.
Desde 2016, o violonista vem fazendo parcerias com diversos músicos uruguaios, incluindo Alberto Mandrake Wolf, com quem formou a banda Los Druidas, que recebeu três troféus Grafite em 2018. Em 2019, trabalhou com Rossana Taddei e Fernando Cortizo, resultando em novas coautorias musicais. Seu terceiro trabalho, “Entropia”, foi lançado no mesmo ano. Em 2021, lançou o single “Mundo Interior”, em colaboração com Marcella Ceraolo, reunindo músicos brasileiros e uruguaios. Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens. Curadoria e produção Branco Produções.
Deixe seu comentário