XV Festival de Cinema da Fronteira anuncia Filmes Premiados

Premiados do XV Festival de Cinema da Fronteira. Crédito: Isidoro B. Guggiana.

Festival Internacional de Cinema da Fronteira anunciou na noite de 27 de abril de 2024, sábado, os vencedores de sua 15ª edição realizada em Bagé (RS), Livramento (RS) e Rivera (Uruguai). Os homenageados deste ano foram a cineasta argentina Lucrecia Martel e o ator e músico santa-mariense Flávio Bauraqui. O grande destaque da premiação foi o longa brasileiro “A Transformação de Canuto” (PE/SP), dirigido por Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho, que levou melhor filme, júri popular e montagem. O também pernambucano “Seu Cavalcanti”, dirigido por Leonardo Laccaconquistou melhor direção e prêmio de júri da crítica. “Penal Cordillera” (Chile/Brasil) ganhou melhor roteiro e menção honrosa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Coprodução entre Cuba e Venezuela, “Sotavento”, dirigido por Marco Salaverría Hernández, foi o vencedor da Mostra Internacional de Curtas-metragens. O uruguaio “Carne”, dirigido por Facundo S. Ferreira, foi agraciado com melhor direção. Giovanni Venturini levou melhor atuação por “Big Bang” (Brasil/França). “Onde a Floresta Acaba” (SP), dirigido por Otavio Cury, e “La Gauchada” (Argentina), dirigido por Juan Follonier e Gastón Calivari, foram premiados com menção honrosa e júri popular, respectivamente.

Na Mostra Regional de Curtas-Metragens, o destaque foi o bajeense “Os Ausentes”, dirigido por Jeferson Vainer, que ganhou melhor filme e roteiro. Produzido em Alvorada, “O Centenário da Minha Bisa”, dirigido por Cristyelen Ambrozio, conquistou direção e fotografia, enquanto o porto-alegrense “Sombras da Mente”, dirigido por Marina Greve, recebeu melhor atuação e direção de arte.

A Mostra de Animação premiou os curtas “Hide & Seek”, dirigido por Rami Abbas (melhor filme), e o mineiro “Pororoca”, dirigido por Fernanda Roque e Francis Frank. Entre os vencedores do 3º Sur Frontera WIP LAB estão “Solo”, dirigido por Lucas Scavino, Daniel Botti e Laura Fraile, que levou os prêmios destaques de tutores e júri pitching, e “Deus nos Guie”, dirigido por Alice Stamato e Gustavo Auricchio, com consultoria de roteiro e Prêmio Lab. A seleção principal reuniu sete longas em competição, sessões especiais e inclusivas, e 51 curtas projetados nas três cidades.  O número recorde de três mil filmes foram inscritos para seleção e 110 projetos foram submetidos ao Sur Frontera WIP LAB, atividade do festival voltada para profissionais do audiovisual.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Neste ano, o XV Festival Internacional de Cinema da Fronteira contou com o patrocínio master da Petrobras, através do Programa Petrobras Cultural, e recursos da Lei de Incentivo à Cultura – Lei RouanetMinistério da CulturaGoverno Federal. O evento tem o apoio da Claro, apoio institucional do IFSulURCAMPUNIPAMPAUTECDestino Binacional, Jornal Minuano e FRAPA. A promoção é da Secretaria Municipal de Cultura de Bagé, a produção da Anti Filmes e Maristela Ribeiro Produções, e a realização do Centro Histórico Vila Santa Thereza e Associação Pró- Santa Thereza.

Deixe seu comentário

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading