A 12ª edição da Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte acontece de 28 de agosto a 2 de setembro, com programação gratuita em seis espaços culturais da capital mineira, entre eles: Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, Sesc Palladium, Cine Theatro Brasil Vallourec, Teatro Sesiminas e MIS Cine Santa Tereza. Ela também vai sediar o 9º Brasil CineMundi, evento de mercado do cinema brasileiro, que vai receber 23 convidados internacionais da indústria audiovisual de 12 países.
Segundo a organização da Mostra, neste ano vai haver novidade: o retorno do cinema ao ar livre, o Cine Sesc na Praça Duque de Caxias, no tradicional bairro de Santa Tereza, onde o evento nasceu, em 2007. Serão exibidos 75 filmes nacionais e internacionais, em pré-estreias e retrospectivas (27 longas, 3 médias e 45 curtas-metragens), além de 44 sessões de cinema. Serão títulos de 13 estados brasileiros (BA, CE, DF, ES, GO, MG, RJ, SP, PB, PE, PR, RS e SC) e 13 países – Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, EUA, México, Portugal, Qatar, República Dominicana e Uruguai.

A abertura ocorre no dia 28, às 20h, no Cine Theatro Brasil Vallourec, com a pré-estreia nacional de “Sol Alegria”, do paraibano Tavinho Teixeira, com participação do cantor e ator Ney Matogrosso. A 12ª Mostra CineBH terá como temática central as “Pontes Latino-americanas”, em que também vai homenagear a produtora argentina El Pampero Cine.
A programação será composta das seguintes atividades: debates, painéis, rodas de conversa, masterclass, oficinas, Mostrinha, sessões cine-escola e atrações artísticas. Conforme a coordenadora geral do evento Raquel Hallak: “A Mostra CineBH é um espaço de formação, intercâmbio, lançamento e discussão da mais significativa produção cinematográfica atual, auxiliando no estabelecimento e ampliação de oportunidades comerciais para o cinema brasileiro, além de promover a conexão de profissionais com o mercado audiovisual mundial”.
Para mais informações consulte o site da 12ª edição da Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte
Deixe seu comentário