O presente trabalho visa descrever e analisar a política externa da Rússia contemporânea para impulsionar o processo de integração político e econômico nas regiões que compreende a Europa do Leste e a Ásia Central, pertencentes ao antigo bloco soviético. Tal iniciativa visaria retomar uma maior influência da Rússia na Eurásia, promovendo um retorno do país ao cenário político e econômico internacional que foi, de certa forma, perdido com o fim da União Soviética e a implementação de uma política externa que buscou obter relações estreitas com o Ocidente, mas não fora bem sucedida, no anos 1980 e 1990.
Com o fim da Guerra Fria, os processos de integração pelo mundo assumem uma importância cada vez maior. Somado a isso também temos o avanço da Ásia como novo centro
econômico dinâmico do capitalismo no sistema internacional. Ao observar este
quadro, as lideranças e pensadores políticos do Kremlin percebem a necessidade de
impulsionar um processo de integração na região, mas também com isso buscar
alianças que são de extrema importância para a economia e para a segurança da
Rússia, como a aproximação com a China e a pareceria estratégica já estabelecida
com a Alemanha.
Este artigo científico foi apresentado no 1º Seminário Nacional de Pós-Graduação em Relações Internacionais (ABRI), realizado nos dias 12 e 13 de julho de 2012, Brasília, FINATEC. No painel: A Política na Eurásia. Área Temática: Política Externa.
Para ler o texto na integra copie e cole o link abaixo:
http://www.seminariopos2012.abri.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=480
Deixe seu comentário