“Mercado de Ideias Audiovisuais” incentiva a coprodução nacional e internacional

Crédito: wrike.

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a Secretaria Municipal de Cultura de SP, a Spcine e o Cinema do Brasil – SIAESP realizam a primeira edição do evento “Mercado de Ideais Audiovisuais”, a ocorrer na capital paulista, de 24 a 28 de outubro. As inscrições estão abertas até o dia 16 de setembro.

De acordo com a Spcine, a programação percorre uma agenda de cinco dias repletos de atividades que irá atuar em dois campos. No primeiro, produtores e diretores poderão estabelecer reuniões com atores nacionais e internacionais. Já no segundo, os demais profissionais, estudantes e criadores brasileiros e de outras nacionalidades serão incitados a refletir em conjunto sobre temas cruciais para o fazer audiovisual: criatividade, economia política e os desafios que a tecnologia impõe para o futuro do setor.

Conforme ainda a organização do evento, o primeiro campo estará estruturado em duas categorias:  internacional e nacional.  O encontro de negócios com profissionais provenientes de outros países, que acontece no Hotel Renaissance, possibilitará aos produtores selecionados a chance de apresentar suas ideias a fundos, coprodutores, festivais e agentes de venda internacional. Já no âmbito nacional, segunda categoria, busca-se incentivar a coprodução regional e o compartilhamento de conhecimento entre produtoras grandes e pequenas, objetivando impulsionar o fortalecimento das relações inter-regionais.

Para tanto, serão selecionados 10 projetos para cada categoria. Os ítens avaliados são: qualidade artística e capacidade de execução. Aos produtores escolhidos é exigido que façam uma  defesa oral de 10 minutos. Posteriormente, estes, finalmente, realizarão conversas individuais com os atores convidados a participar da iniciativa. Segundo a Spcine, o “Mercado de Ideias Audiovisuais” vai também promover uma novidade para o mercado brasileiro. No dia 28 de outubro, na Cinemateca Brasileira, editoras nacionais apresentarão para produtoras de audiovisual títulos com potencial para adaptação cinematográfica.

Crédito: percepção e representação.

Já o II Fórum Mostra, cujas atividades ocorrem no Itaú Cultural, pretende abordar o cinema a partir de suas duas lógicas: a mercadológica e a artística. Vai-se retomar as discussões da primeira edição, em 2017, que giram em torno da nova configuração das indústrias criativas e os novos caminhos que elas proporcionam para aqueles cujo ativo principal são as ideias. Diferentemente do encontro de mercado, o fórum é um espaço aberto a todos os realizadores, produtores e gestores culturais interessados em fazer e pensar conteúdo audiovisual. Os painéis terão três eixos temáticos: a criatividade, a economia política e a interseção entre linguagens e plataformas.

Para obter mais informações sobre o evento e realizar inscrição consulte a página do Mercado de Ideias Audiovisuais.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: