Editora Senac SP lança livro sobre Coprodução de filmes brasileiros com a França

Segundo a assessoria da Editora Senac São Paulo chega ao mercado neste mês o livro “Coprodução de Cinema com a França: mercado e internacionalização”, que trata das relações cinematográficas entre o Brasil e a França com foco em filmes produzidos pelos dois países durante 15 anos, entre 1998 e 2014. Voltada a profissionais, pesquisadores, estudantes do audiovisual e interessados em cinema, políticas culturais e internacionalização, a obra é fruto de um extenso estudo realizado por Belisa Figueiró, jornalista e também colunista da Revista Intertelas, em seu mestrado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Na pesquisa que deu origem ao livro, a autora utilizou como fonte entrevistas exclusivas com profissionais conceituados do mercado cinematográfico no Brasil e na França, além de dados de órgãos oficiais ligados ao cinema, como a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Centre national du cinéma et de l’image animée (CNC), bem como depoimentos de gestores públicos dos dois países. Belisa apresenta importantes coproduções franco-brasileiras, entre as quais o sucesso “Central do Brasil” – do cineasta Walter Salles que completa 20 anos de lançamento em 2018 –,“Abril Despedaçado”, “Meu Pé de Laranja Lima” e “O Outro Lado da Rua”.

A publicação mostra como a cooperação entre produtores de diferentes países pode ser benéfica – financeira e criativamente -, seja nas etapas de financiamento, roteiro, pré-produção, filmagem, montagem e finalização, seja na comercialização. O livro da Editora Senac São Paulo também apresenta assuntos como a viabilidade para a internacionalização das obras, distribuição, recursos, disponibilidade e obstáculos.

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading