TVC-Rio entrevista João Pitillo, especialista sobre a atuação da União Soviética na II Guerra Mundial

Soldados brasileiros na Itália (à esquerda). Crédito: Reunidas. Soldados soviéticos no front leste da guerra. Crédito: wikipedia.

A participação da União Soviética e do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi analisada no programa  Núcleo Política e Cidadania, transmitido pela TV Comunitária da Rio de Janeiro (TVC Rio) . O professor, historiador e pesquisador João Claudio Platenik Pitillo, também autor do livro “Aço Vermelho: Os Segredos da Vitória Soviética na Segunda Guerra Mundial”, respondeu às perguntas do jornalista e diretor da TVC Rio Moysés Corrêa sobre este contexto histórico.

De forma mais específica, o especialista e também articulista da Revista Intertelas buscou brevemente salientar como o Brasil e a União Soviética atuaram durante a guerra e suas respectivas estratégias político, econômica e militar. A Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945, resultou na morte de mais de 50 milhões de pessoas, e mais de 100 milhões de militares foram mobilizados para o conflito. As consequências deste triste evento histórico foi a Guerra Fria, outro episódio que traria novos problemas e limitaria também as chances da humanidade progredir em conjunto para um nível de vida melhor, mais justo, em uma convivência pacífica entre os povos. Para conferir a entrevista na íntegra assista ao vídeo:

 

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: