Instituto Cervantes do Rio de Janeiro faz homenagem ao cinema de Luis Buñuel

Luis Buñuel. Crédito: Cult Critic.

Para celebrar o aniversário do cineasta Luis Buñuel, que no próximo dia 22 completaria 119 anos, o Instituto Cervantes do Rio de Janeiro organizou um Ciclo de Cinema dedicado ao diretor, com a exibição de três grandes obras que marcaram a história do cinema mundial. Considerado um dos nomes de destaque do Surrealismo, movimento intelectual e artístico que marcou também a sétima arte, os filmes de Buñuel carregam em seus enredos e execução do conjunto da obra grande cunho artístico e ferrenha crítica social. 

Nos dias 15 e 22 de fevereiro, às 18h30, o instituto vai exibir “Viridiana” (1961) e “El Ángel Exterminador” (1962). A entrada é gratuita. Viridiana conta a história de uma jovem, interpretada por Silvia Pinal, que está se preparando para começar sua vida como freira. No entanto, sua madre superiora a faz visitar seu velho tio Don Jaime (Fernando Rey). Depois de certo tempo na casa, ele tenta seduzí-la, pois acredita que Viridiana parece muito com sua esposa já falecida. 

Em “El Ángel Exterminador”, Edmundo Nobile (Enrique Rambal) convida amigos para um jantar opulento. Enquanto os convidados desfrutam da comida, os criados desaparecem um por um. Os visitantes passam a noite desfrutando de música e conversando, mas por alguma razão misteriosa, ao amanhecer, ficam incapazes de sair da sala em que se encontram. Conforme os dias passam e eles ficam sem comida e água, o pânico e a loucura instalam-se. O exército e a polícia chegam, mas fracassam em suas tentativas de entrar na casa, cujas condições internas aos poucos se deterioram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: