CPC-UMES Filmes lança clássico do cinema soviético “Quando voam as cegonhas”

Crédito: Facebook CPC-UMES Filmes.

O primeiro lançamento da distribuidora CPC-UMES Filmes deste ano está marcado para dia 8 de março, conforme a assessoria da instituição vinculada ao Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo. A obra em questão será o clássico soviético “Quando voam as cegonhas”, dirigido por Mikhail Kalatozov, e que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1958.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Segundo CPU-UMES Filmes a edição em DVD é a partir de matriz restaurada no Mosfilm em 2017. As legendas foram traduzidas diretamente do russo. O diretor Kalatozov foi natural de Tbilisi, Geórgia. Ainda quando jovem foi roteirista e operador de câmera no Estúdio Cinematográfico Tbilisi. Ele ainda trabalhou nos estúdios Lenfilm e Mosfilm, e foi adido cultural na Embaixada da URSS nos EUA. Em 1946-48 ocupou o cargo de vice-ministro de Cinematografia. 

O diretor Mikhail Kalatozov. Crédito: mubi.com

A trilha sonora foi assinada por Mieczysław Weinberg, ou Moisei Vainberg (1919-96), que nasceu em Varsóvia. Filho de um compositor de teatro e uma atriz judia, mudou-se para a URSS em setembro de 1939. Parte de sua família, que ficou em Varsóvia, foi vítima do Nazismo, sendo dizimada no campo de concentração de Trawniki. Vainberg graduou-se no Conservatório de Varsóvia em 1939 e no Conservatório Estatal Bielorrusso em 1941.

O compositor Mieczysław Weinberg, ou Moisei Vainberg. Crédito: OperaAndBallet.com

O enredo conta a história de Veronika e Boris, um jovem casal de namorados, que acabam separados com o advento da Segunda Guerra Mundial e a invasão nazista à União Soviética. Veronika vai morar com a família do rapaz ao ter a casa destruída por um bombardeiro. Mesmo amando e esperando notícias de Boris, ela acaba sendo forçada a casar com o primo dele.

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: