
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, em razão das comemorações em torno do Dia Internacional da Mulher, que marcam vários eventos no mês de março, organizou, com a curadoria de Analu Bambirra e Ana França, uma seleção de longas e curtas dirigidos por mulheres de origem árabe. Segundo a assessoria do CCBB, a Mostra de Cinema Árabe Feminino apresenta trabalhos de cineastas premiadas em festivais internacionais e produções de países como Argélia, Egito, Líbano, Marrocos, Palestina e Tunísia.
Ainda, conforme informações do centro, a iniciativa visa colocar o olhar feminino em primeiro plano e discutir questões de gênero. O evento começou dia 7 de março, mas segue sua programação até o dia 25, com a exibição de filmes, além de debates e mesas-redondas.

Em artigo intitulado “Por que ver o cinema árabe dirigido por mulheres”, escrito por Juliana Domingos de Lima, publicado no site Nexo e que aborda a mostra, cuja programação ainda ocorre na capital carioca, é possível saber que apesar das restrições sofridas, a participação feminina no mercado cinematográfico dos países do mundo árabe vem aumentando. O texto ainda cita uma pesquisa realizada em 2016 pela Doha Film Institute, uma organização que visa fomentar o cinema no Qatar, que salienta serem 26% dos cineastas que atuam de forma independente no Oriente Médio mulheres.
Tal situação prova que há muito ainda para conhecer desta região tão estigmatizada pela cobertura midiática internacional e pelo flagelo das guerras e da geopolítica mundial contemporânea. Para mais informações sobre a Mostra de Cinema Árabe Feminino, acesse o site do CCBB-RJ.
Deixe seu comentário