Cineclube Curta Cinema apresenta hoje tributo à Agnès Varda no Cinemaison-Rio

Agnès Varda. Crédito: Cineclube Curta Cinema.

O Cineclube Curta Cinema dá início às suas atividades este ano com a apresentação de quatro curtas realizados pela cineasta belga Agnès Varda, que faleceu no dia 29 de março. Varda foi uma das precursoras da Nouvelle Vague francesa, tendo utilizado o formato curta-metragem para elaborar obras de imensa importância cinematográfica.

O poster oficial da 72ª edição do Festival de Cannes, neste ano de 2019, faz homenagem à realizadora belga. Crédito: Cannes Festival.

Com o apoio da Cinemateca Francesa do Consulado da França, os curtas, realizados entre as décadas de 60 e 70, serão exibidos nesta terça-feira, 16 de abril, das 19h às 22h, no Cinemaison, Av. Presidente Antônio Carlos, 58, Rio de Janeiro. Após a sessão ocorrerá um debate com Anna Azevedo – cineasta; Marina Fonte Pessanha – documentarista e curadora; Sabrina Fidalgo – cineasta e roteirista; Luíza Alvim – pós-doutoranda Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo assessoria do evento as obras foram organizadas dentro de um recorte temático político/social, que possibilitam estabelecer uma visão geral do perfil ativista e contestador da realizadora. Entre os temas abrangidos estão questões ainda muito atuais como feminismo e o movimento negro. Conforme a assessoria da iniciativa o programa: “explicita a força criativa e atemporal do trabalho de um dos maiores nomes do cinema mundial”. Para mais informações sobre a programação acesse o site do Cinemaison.

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: