De 21 de agosto a 4 de setembro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-Rio) recebe o trabalho de um dos maiores artistas plásticos da China Ai Weiwei. Premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como a Melhor Exposição Internacional de 2018, Ai Weiwei Raiz, segundo assessora do CCBB-Rio, desvenda a cultura brasileira e cria obras que representam a biodiversidade, a paisagem humana e a criatividade local.
Convidado pelo curador Marcello Dantas, o artista apresenta também alguns dos seus trabalhos mais icônicos. Nascido em Pequim, no dia 28 de agosto de 1957, Ai Weiwei é também designer arquitetônico, pintor, comentarista e ativista social. Foi o assessor artístico na construção do Estádio Nacional de Pequim, o famoso “Ninho de Pássaro”, onde foram celebrados os Jogos Olímpicos de Pequim de 2008.

Esta e outras obras o tornaram um dos principais nomes da cena contemporânea internacional. Durante sua passagem pela América Latina, o artista realizou uma exposição em que o tema central foram os refugiados no mundo e sua origem chinesa. Argentina, Chile e Brasil foram os países escolhidos e em cada situação ele utilizou de elementos regionais para compor a sua criação.
A programação da iniciativa também vai contar com um debate a ser realizado pelo curador Dantas sobre a obra de Ai Weiwei no dia 25 de agosto, às 18h30. Para esta ocasião, em específico, a entrada será franca, com a distribuição de senha uma hora antes do início da atividade. Já os ingressos para a exposição podem ser adquiridos pelo aplicativo Eventim (Apple Store e Google Play) ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade. Para mais informações, acesse o site do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ).
Deixe seu comentário