
No último dia 5 de novembro, ocorreu o evento “Coreia: Celebrando Cultura, Tecnologia e Inovação”, cuja ação celebra o aniversário de 60 anos das relações diplomáticas entre a Coreia do Sul e o Brasil no Rio de Janeiro. A abertura contou com a presença do Cônsul-Geral da República da Coreia, Hak You Kim; do chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio de Janeiro, Embaixador Eduardo Prisco, do subsecretário de Tecnologia e Inovação de Nova Friburgo Loyola Bechara e do presidente da Hyundai Heavy Industries Brasil Jeong Kang.
A iniciativa é uma realização da AsiaColors e do Consulado Geral da República da Coreia. Na abertura, a apresentação foi realizada pela curadora, pesquisadora, especialista em península coreana e também diretora executiva da AsiaColors Marcelle Torres e o cônsul discursou sobre a importância do evento que pretende repensar o intercâmbio econômico entre os países, além de estreitar ainda mais as relações bilaterais entre a Coreia e o Brasil.

O período da noite contou com palestra do engenheiro da computação e gerente de inovação da Samsung, Luis Guilherme Selber, responsável por programas de capacitação tecnológica e de pré-aceleração de startups, que abordou sobre a vida conectada, tecnologia e inovação. Houve também a palestra de Bernardo Ilha, R&D Project Manager da HT Micron, e a exposição sobre inovação da tecnologia de indústria pesada feita por Marcos Túlio, Head Of Product Support da Hyundai Heavy Industries Brasil. Finalmente o evento encerrou com a palestra sobre cidades inteligentes e internet, ministrada pelo professor Artur Ziviani, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

“É uma grande alegria levar um pouco da cultura, tecnologia e inovação da Coreia ao estado do Rio de Janeiro. Uma oportunidade de compartilhar a experiência da sociedade e das empresas coreanas, que estão sempre se reinventando para viver os novos tempos. No ano em que completamos 60 anos de relações diplomáticas entre Coreia e Brasil, esse evento, realizado em parceria com a AsiaColors, é um marco importante no intercâmbio entre nossos países“, salientou o cônsul Hak You Kim. Já o embaixador Eduardo Prisco falou sobre o aprofundamento das relações entre o Brasil e a Coreia nas últimas décadas e sobre a importância de intercâmbio tecnológico e científico de estudantes entre os países para que a troca tenha um grande impacto de conhecimentos e se faça presente no dia a dia das empresas.
No dia 06, o CEFET de Nova Friburgo sediou o evento com uma exposição fotográfica sob as lentes do sul-coreano Song Kwang Chan e do brasileiro Bruno Costa, além da apresentação do alfabeto coreano “hangul”. No dia 7 de novembro, ocorreu a palestra da Hyundai Heavy Industries Brasil no auditório do SENAI-Firjan. Foi a primeira vez que a cidade de Nova Friburgo recebeu algo deste porte que aborda a cultura coreana. Já entre os dias 11 e 16 de novembro será a vez de Volta Redonda. A programação ocorrerá na Fundação Educacional de Volta Redonda (FEVRE).
Deixe seu comentário