Dica Intertelas: “A Grande Guerra Patriótica dos Soviéticos”, obra será lançada em dezembro no Rio

Crédito: Evgeny Khaldey/https://www.tassphoto.com/ru

No dia 5 de dezembro ocorrerá no auditório do Senge-RJ, localizado na Avenida Rio Branco, N° 277, 17° andar, às 18:30, o lançamento, debate e venda  do livro “A Grande Guerra Patriótica dos Soviéticos” (2019). A Segunda Guerra Mundial, o conflito militar mais violento do século XX, ainda é um acontecimento histórico que precisa ser muito explorado e, principalmente, desmistificado.

A bibliografia ocidental segue hegemônica, especialmente no Brasil. “A Grande Guerra Patriótica dos Soviéticos” (2019) nasce como continuação das pesquisas feita por um grupo de pesquisadores e pesquisadoras de nosso país que aprofundam este debate, enfatizando a importância da posição da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas na coalizão anti-hitleriana.

O conflito no front ocidental normalmente é reduzido à Batalha da Inglaterra e ao Desembarque da Normandia. Quando se aborda o front oriental ou o papel da União Soviética é sempre com um viés de crítica, deslegitimação e tentativa de fazer equivalência entre soviéticos e nazistas. Em tempos de revisionismo histórico, tenta-se apagar cada vez mais o papel da URSS na libertação da Europa, diante de uma busca em minimizar a crueldade do nazismo e reabilitar colaboracionistas. A contraposição à esse movimento também é parte da batalha de idéias.

Nesse contexto, outras obras do grupo de pesquisa já lançadas como “Aço Vermelho: O Segredo da Vitória Soviética na Segunda Guerra Mundial” (2014), “Sobre a Grande Guerra Patriótica” (2016) e “A Segunda Guerra Mundial e seus momentos decisivos” (2017) buscam aprofundar esta temática que ainda é pouco refletida, discutida e mesmo conhecida no Ocidente. Seu resgate  vem sendo aos poucos feito com sucessivo lançamento de trabalhos e eventos sobre o assunto dentro da atual década ao redor do mundo.

Organizado por Francisco Carlos Teixeira da Silva, João Cláudio Platenik Pitillo e Ricardo Quiroga Vinhas, o livro reúne em seus capítulos importantes trabalhos de outros autores e autoras como Alessandra Scangarelli Brites, Eden Pereira Lopes da Silva, Ivan Cavalcanti Proença, Luis Eduardo Mergulhão Ruas, Mariana Magalhães Barreto Leite da Silva e Vinícius Ramos

O livro custará R$ 40,00 e poderá ser adquirido em espécie ou por cartões de crédito e débito. Serão vendidos neste dia também outras obras feitas pelo grupo, como o livro recentemente lançado pelo doutorando em História Política Vinícius Ramos, “Páginas Verdes de uma Imprensa Marrom” (2019); “A Segunda Guerra Mundial e seus momentos decisivos” (2017); e “Sobre a Grande Guerra Patriótica” (2016).

Edição jornalística 

Alessandra Scangarelli Brites 

Jornalista (PUCRS), escritora, tradutora e pesquisadora vinculada ao MidiÁsia (Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática e Contemporânea da UFF). Especialista em Política Internacional (PUCRS) e Mestre em Estudos Estratégicos Internacionais (UFRGS). Além de jornalista, trabalhou como assistente de produção em algumas empresas de cinema do Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: