Iate russo “Sibir” chega ao Rio de Janeiro para celebrar 200 anos de descobrimento da Antártica

O iate “Sibir” chega à cidade do Rio de Janeiro dia 27 de novembro. Crédito: Facebook Consulado Geral da Rússia no Rio de Janeiro.

Há 200 anos a segunda expedição imperial russa a circum-navegar o globo, comandada pelo almirante russo Fabian Gottlieb Thaddeus von Bellingshausen, oficial da Marinha Imperial da Rússia, e que também tinha como seu integrante o almirante Mihail Petrovitch Lazarev, navegador e explorador russo, avistou pela primeira vez o continente Antártico. Eles partiram da cidade russa de Kronstadt, na ilha de Kotlin, golfo da Finlândia, a cerca de 30 quilómetros a oeste de São Petersburgo, em 4 de julho de 1819, chegando dia 2 de novembro no Rio de Janeiro. Da capital brasileira direcionaram-se para o sul na ilha Shetland do Sul, onde descobriram a Antártica.

No intuito de comemorar o aniversário deste feito histórico, no dia 27 de dezembro de 2019,  o iate russo “Sibir” , durante a Expedição de Vela Mundial Sibéria-Antártica-Sibéria, sob o comando do capitão Sergei Sherbakov, vice-presidente da Fundação de Suporte Esportivo “Siberian Sailing Expedition”, chega à cidade do Rio de Janeiro, onde permanecerá até 2 de janeiro de 2020. No dia 28 de dezembro ocorre um encontro da tripulação com a comunidade russa local e os cidadãos brasileiros interessados, às 15h, na Igreja Ortodoxa Russa de Sta. Mártir Zenaide (Rua: Monte Alegre, 210, Santa Teresa, RJ).

No dia 30 de dezembro, o iate estará aberto para visitação do público, das 10h às 17h, no Iate Clube do Rio de Janeiro (Av. Pasteur, 333, Urca, RJ). Na ocasião, os presentes terão a chance de conversar com a tripulação. Para mais informações, acesse a página no Facebook do Consulado Geral da Rússia no Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: