Dica Intertelas: “Stalking Chernobyl: a exploração após o apocalipse”, documentário de Iara lee (disponível no YouTube)

Crédito: Serega Strange.

Um filme vívido e convincente … em que uma dose de adrenalina é mais importante que uma dose de radiação.” – Beyond Nuclear International

“Stalking Chernobyl: a exploração após o apocalipse” (2020) é um documentário fascinante da Cultures of Resistance Films que oferece um portal exclusivo para a cultura clandestina que se desenvolveu em torno da Zona de Exclusão de Chernobyl três décadas após o pior desastre nuclear do mundo.

Crédito: Vlad Vozniuk.

Além da explosão de excursões oficialmente sancionadas ao que se tornou o principal destino turístico da Ucrânia, aventureiros ilegais e exploradores urbanos conhecidos como “perseguidores” – juntamente com entusiastas de esportes radicais, turistas de desastre, artistas e operadores turísticos subterrâneos – entram e exploram “A zona”. Muitos desafiam as proibições estaduais de desviar dos postos de controle e dos guardas de segurança, a fim de explorar a paisagem pós-apocalíptica misteriosa e fantasmagórica.

Crédito: Thierry Vanhuysse.

Iara Lee, brasileira de ascendência coreana, é ativista, cineasta e fundadora / diretora da Rede Cultures of Resistance, uma organização que promove a solidariedade global, conecta e apóia agitadores, educadores, agricultores e artistas para construir um ambiente mais justo e um mundo pacífico através da resistência criativa e ação não-violenta. Cultures of Resistance Films cria e distribui documentários que aumentam a conscientização pública sobre questões de justiça social, econômica e mostram esforços criativos para promover a paz e proteger os direitos humanos. “Stalking Chernobyl” é o oitavo documentário completo da Cultures of Resistance Films.

Iara Lee. Crédito: 203Challenges.

ASSISTA O FILME!
Após o cancelamento global de grandes eventos e festivais durante a pandemia de coronavírus, a Cultures of Resistance Films estreou mundialmente on-line gratuitamente, que teve mais de 10.000 visualizações em sua primeira semana on-line. O filme de 58 minutos está disponível no YouTube e no Vimeo. As legendas estão disponíveis em inglês, russo, ucraniano, espanhol, francês, italiano, português, árabe, azeri, eslovaco e polonês.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: