
No intuito de promover o intercâmbio entre estudantes universitários da graduação e do ensino médio, o projeto “Pandemia, Cinema e Relações Internacionais”, idealizado pelo professor do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Edson Neves Junior, vai oferecer o minicurso online “A arte na vida pós-colonial: o cinema e as realidades estereotipadas”. As inscrições são gratuitas e iniciam amanhã, quarta-feira, 1 de julho, permanecendo abertas até dia 3 de agosto.
As aulas terão início em 7 de agosto e serão ministradas pelas alunas de graduação em Relações Internacionais (RI) da UFU Ana Carolina de Oliveira e Izabella Pereira Lemos, com orientação do professor Neves Jr. “Faz parte do conteúdo programático do curso Pandemia, Cinema e Relações Internacionais que os alunos preparem uma iniciativa semelhante, porém menor, para oferecer aos estudantes do ensino médio, tendo como modelo o que aprendem em aula. Busco com isso promover a divulgação de conceitos da área de RI para estudantes do ensino básico e estimular que os discentes da graduação em RI atuem na coordenação e execução de curso de extensão“, explica Neves.

Conforme informado, este minicurso em específico é destinado somente aos alunos de ensino médio do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM – Uberlândia – Centro). Ainda segundo as também organizadoras, o tema envolve as teorias pós-coloniais de Relações Internacionais e o objetivo será contribuir para o aprimoramento de um olhar mais crítico dos alunos diante das produções cinematográficas que retratam algumas realidades de forma demasiadamente estereotipadas.
O cronograma deste minicurso terá foco nas representações cinematográfica do continente africano e na América Latina. As inscrições devem ser feitas pelo formulário online. Para mais informações entre em contato com as alunas por email, ou Whatsapp. Os contatos estão disponíveis no formulário do Google Docs.
Deixe seu comentário