Eric Nepomuceno apresenta novos programas de leituras e curtas-metragens no YouTube e Instagram

O escritor Eric Nepomuceno. Crédito: arquivo pessoal/https://www.uai.com.br/

O escritor e tradutor Eric Nepomuceno participa de novas produções feitas em celular na quarentena, onde está com a família em uma casa na serra de Petrópolis. A nova programação apresenta curtas que serão lançados todos os domingos deste mês de julho e dois programas de leituras especiais. Nesta nova série de conteúdos, o espectador poderá conferir conversas virtuais de Nepomuceno com o escritor angolano Ondjaki, a escritora paulistana Aline Bei – e fotografia de Walter Carvalho – acompanhar as leituras da obra do poeta argentino Juan Gelman, a tradução inédita de um livro infantil de Eduardo Galeano, entre outros vídeos produzidos com celulares.

Os trabalhos apresentados nestes canais digitais são todos produzidos pela Nepomuceno Filmes, de Tereza Alvarez e do cineasta Felipe Nepomuceno, filho de Eric, também em isolamento social. Em abril, foram lançadas duas series: “Leituras na Quarentena”, “Dias e Noites de Amor e de Guerra”, e quatro curtas: “Cinco Anos de Solidão”, “Breve História do Espírito”, “A Natureza Não é Muda” e “Bandeira”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Curtas já disponíveis nos canais digitais

No curta Palavras Úmidas (2020/12min), que teve estreia no dia 5 de julho, Eric Nepomuceno e a jovem escritora paulistana Aline Bei, em isolamento em sua casa em São Paulo, trocam cartas em áudios sobre a obra de Raduan Nassar. Aline é autora do clássico instantâneo “O Peso do Pássaro Morto” (Prêmio São Paulo de Literatura 2018, 20 mil exemplares vendidos). O processo dessa correspondência virtual percorreu alguns caminhos… Aline Bei viu no instagram de Eric Nepomuceno seu pedido de sugestões de livros, e daí surgiu uma correspondência virtual, feita inicialmente por áudios.

Walter Carvalho, o celebrado diretor de fotografia, criou para esses áudios imagens de grande impacto visual, emolduradas pela trilha sonora de Marcos Rogozinski. Carvalho recebeu vários prêmios de direção de fotografia por seu trabalho em “Lavoura Arcaica” (2001), filme de Luiz Fernando Carvalho baseado no livro homônimo de Nassar.

No dia 12 de julho, foi lançado curta-metragem de animação “A Pedra Queima” (2020/13min). Nele, Eric Nepomuceno faz uma tradução inédita do livro “La Piedra Arde”, escrito para crianças por Eduardo Galeano em 1980. Com trilha sonora original do acordeonista Bebê Kramer e a participação especial da escritora Martha Vianna, esposa de Eric, o curta traz uma montagem das ilustrações que o artista Luis Horna fez para o livro de Galeano.

Próximos lançamentos de curta-metragens

Em dia 19 de julho, domingo, às 11h, vai estar disponível o curta “Memórias de Resistência” (2020/10min), em que Eric Nepomuceno e o escritor angolano Ondjaki, que está confinado em Luanda, recordam o último encontro entre os dois, na cidade de Resistência, interior da Argentina, e declaram seu amor aos grandes mestres da literatura. No processo de criação do curta, Ondjaki enviou uma vídeo-carta por email, com sua voz e imagens de Luanda e seu bairro. A resposta de Eric foi gravada em Minas, em uma fazenda da família de sua mulher, onde passou um período da quarentena.

No dia 26 de julho, domingo, às 20h, em outro curta de animação, “As Livrarias” (2020/6min), Eric faz uma inédita parceria com seu irmão Guto Nepomuceno, arquiteto e artista, que criou desenhos em aquarela e ilustrações das livrarias que ambos conheceram ao longo da vida. O vídeo tem como ponto de partida o texto “As Livrarias”, de Eric, publicado pelo Segundo Caderno de “O Globo” em 20 de junho passado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Programas de Leituras

Fábricas do Amor”, lançado no dia 6 de julho, terá novos episódios de segunda a sexta, às 11h, até 17 de julho, em que Eric Nepomuceno lê poemas do argentino Juan Gelman (1930-2014). Já o “Antologia Pessoal” que estreia dia 20 de julho, às 11h, e também terá novos episódios de segunda a sexta, até 31 de julho, Nepomuceno lê contos de seu livro “Antologia Pessoal” (Editora Record). Todo o cronograma estará disponível nos canais YouTube e Instagram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: