China coloca em funcionamento sua própria alternativa ao GPS o BeiDou-3

O lançamento de dois satélites BeiDou-3 no centro espacial de Xichang, na China, em 19 de novembro de 2018. Crédito: Reuters/Russia Today.

No dia 31 de julho, a China lançou seu próprio sistema de navegação por satélite, o BeiDou-3 (BDS-3), após o lançamento bem-sucedido do último dispositivo necessário para sua operação, que ocorreu na semana passada. Como Informa a rede de televisão Russia Today.

O presidente Xi Jinping participou do evento no Grande Salão do Povo, em Pequim. O vice-primeiro-ministro chinês Liu He declarou durante a cerimônia que o BeiDou-3 representa “uma infraestrutura espacial independente”, que hoje completou sua “implantação global”. Em entrevista ao Global Times, o designer chefe do projeto, Yang Changfeng afirmou:

O BDS é o resultado dos esforços de um exército de trabalhadores mobilizados pelo partido e pela nação, pelo trabalho árduo de centenas de milhares de engenheiros em todas as áreas e pelo forte apoio do povo”.

Até o momento, Pequim lançou um total de 55 satélites no espaço para construir o BDS, que consiste em três subsistemas: o BeiDou-1, concluído em 2000; o BeiDou-2, pronto em 2012 e cobrindo a região Ásia-Pacífico; e o BeiDou-3, que poderia funcionar em todo o mundo. O objetivo de Pequim é que o BDS concorra diretamente com o GPS e, eventualmente, o substitua no país asiático, com a intenção de reduzir sua dependência das tecnologias estadunidenses. A China investiu cerca de 20 anos nesse ambicioso projeto.

Fonte: texto originalmente publicado no site do Cotidiano.
Link direto: https://www.cotidiano.org/china-coloca-em-funcionamento-sua-propria-alternativa-ao-gps-o-beidou-3/

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: