Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (FRAPA) online começa dia 24 de agosto

Crédito: Facebook Frapa.

O oitavo Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (FRAPA) começa no dia 24 de agosto, em novo formato. Em função das ações de enfrentamento da COVID-19, a edição deste ano será exclusivamente pela internet. A mostra de curtas e lives inspiradas no formato das clássicas mesas de debate serão abertas ao público em geral. Considerado o maior evento do gênero na América Latina, o FRAPA é uma realização da Coelho Voador e Epifania Filmes, e tem direção de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller

Um dos destaques deste ano, o FRAPA[LAB], feito em coprodução com o Projeto Paradiso, abre o festival de 24 de agosto a 18 de setembro. No laboratório serão atendidos os 12 finalistas do Concurso de Roteiros, com reuniões coletivas e individuais com os consultores Aleksei Abib, Inés Bortagaray, Jaqueline Souza,  Julio Rojas e Victor Lopes. A seguir, os Pitchings do Concurso de Roteiros serão transmitidos ao vivo, na fanpage do FRAPA no Facebook, do dia 21 ao dia 24 de setembro

Cartaz do FRAPA 2020. Crédito: Leo Lage.

Na Mostra Competitiva de Curtas, o público poderá assistir e votar no júri popular entre os dias 23 e 30 de setembro, através do site do evento. As categorias incluem “melhor roteiro”, “melhor diálogo”, “melhor final” e “melhor personagem”. Os vencedores serão anunciados em live no dia 1º de outubro, junto com os premiados do Concurso de Roteiros. O festival termina com as Rodadas de Negócios, que acontecem de 5 a 9 de outubro. Amazon, Globo Filmes, Netflix, O2 Filmes e RT Features estão entre os 43 players participantes que recebem os projetos de roteiristas nesta edição.

Nosso esforço na transposição do festival para o formato online foi o de manter a proximidade entre os roteiristas que a experiência do FRAPA proporciona”, explica a produtora Mariana Mêmis Müller. “Trabalhamos para assim manter a cadeia produtiva aquecida e continuar com nossos roteiristas em formação”, conclui. Um dos destaques deste ano, o FRAPA[LAB] – coprodução com o Projeto Paradiso – vai atender os 12 finalistas do concurso de roteiros. Entre os consultores estarão Aleksei Abib, Inés Bortagaray (Uruguai), Jaqueline Souza,  Julio Rojas (Chile) e Victor Lopes.

Leo garcia e Mariana Mêmis Müller. Crédito: Isidoro B. Guggiana.

Cronograma
24 de agosto a 18 de setembro – FRAPA[LAB]
21 a 24 de setembro – Pitchings On-line (21 e 22 de setembro – categoria Piloto de Série; 23 e 24 de setembro – categoria Longa-Metragem)
23 a 30 de setembro – Mostra Competitiva de Curtas On-line
1º de outubro – Live de Premiação – Concurso de Roteiros e Mostra Competitiva de Curtas 
5 a 9 de outubro – reuniões Rodada de Negócios On-line

O Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre é o primeiro e maior evento inteiramente voltado ao roteiro de cinema e televisão na América Latina. Inspirado em festivais do gênero consagrados no exterior, o FRAPA acontece de maneira ininterrupta desde 2013. Durante quatro dias por ano, profissionais de todo o continente se reúnem para trocas de experiência e networking.

Além de apostar na qualificação profissional de roteiristas e dar visibilidade a projetos, o FRAPA é uma rara oportunidade para que criadores se aproximem de canais, produtoras e distribuidoras. A atração já trouxe à capital gaúcha nomes como James V. Hart (“Drácula de Bram Stoker”), Carolina Kotscho (“2 Filhos de Francisco”), Braulio Mantovani (“Cidade de Deus”), Vera Egito (“Elis”), Antonia Pellegrino (“Primavera das Mulheres”), Luiz Bolognesi (“Uma História de Amor e Fúria”) e Pablo Stoll (“Whisky”), entre outros. Conspiração Filmes, Fox, NBCUniversal, Netflix, O2 Filmes e Vitrine Filmes foram algum dos players que já participaram do FRAPA.

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: