Arting vai inaugurar a primeira exposição queer virtual do México a nível nacional e internacional

Crédito: Arting.

Três artistas plásticos brasileiros participam da primeira exposição de temática Queer no México Cuir reaccionarie, em um espaço 100% digital, em 27 de agosto de 2020, às 19h (horário da Cidade do México). São eles: Daruich Hilal, Helio Vianna e VMORAIX. A Arting, idealizadora da iniciativa e localizada na capital do país, é uma plataforma digital emergente de arte.

Segundo informado pelos organizadores, a mostra contará com 32 artistas nacionais e internacionais; entre eles Fabián Cháirez, o autor da polêmica “Zapata Gay”, chamada originalmente de “La Revolución”. Segundo o site da BBC, em dezembro do ano passado, uma exposição comemorativa do 100º aniversário da morte do líder revolucionário mexicano Emiliano Zapata apresentou 141 obras de arte de 70 coleções. Entre elas, a obra de Cháirez chamou atenção do público, quando o Ministério da Cultura do México decidiu usá-la na promoção do evento. Assim, manifestantes foram ao Palácio de Bellas-Artes, que fica na Cidade do México, exigir a retirada da obra.

A obra de Fabián Cháirez integrou a mostra “Emiliano.Zapata depois de Zapata ”, que foi exposta no Museu Palácio de Bellas Artes. Crédito: @cultura_mx/ https://www.excelsior.com.mx/

O espaço virtual do museu foi projetado para fazer referência à pandemia Covid 19 que  enfrentamos hoje, à HIV na década de oitenta e à homossexualidade considerada uma doença mental até 1990. Segundo os coordenadores do evento, a Arting decidiu oferecer seu espaço a artistas de trajetória jovem e média para exporem e venderem suas obras em tempos de isolamento, já que devido à contingência da COVID-19, o setor cultural atravessa grandes dificuldades. Cuir reaccionarie é uma exposição coletiva virtual que desestabiliza conceitos de sexualidade e gênero aliados ao corpo, ao normal, à política de consumo, as brechas geracionais, raciais e econômicas de uma sociedade heteronormativa.

Crédito: Arting.

Para a primeira exposição de arte queer de realidade virtual no México, os artistas selecionados participaram de uma seleção que foi lançada em nível nacional e internacional, no qual mais de 100 propostas foram analisadas e resultaram na participação de 32 artistas nacionais e internacional; para citar alguns, Fabián Cháirez, Edwin Jiménez, Gustavo
Villegas, Minerva Ayón e muitos outros. A exposição Cuir será apresentada no site oficial da Arting. A inauguração acontecerá na plataforma zoom com os convidados especiais que colaboraram na realização desta iniciativa; entre eles destaca-se o escritório de arquitetura Visual Bricks, que criou o espaço, bem como nossos parceiros de mídia: DONCEL, Anticrista, Pride in México, Appear Magazine, Zero Magazine, King Magazine, 141 Magazine, La Tamer: Magazine do crítico de arte Gerardo Sierra e do empresário, performer e ativista Roberto Cabral.

Crédito: Arting.

Lista dos 32 artistas participantes
México: Fabián Chairéz, Pisky, Ceci Ibarreche, Flor de Belladonna; Annie Flores, Gustavo Villegas, Raquel Labrador, Saúl de León, Juanónimo, Roque, Jules Carp, Twins VS, Esteban Urenda, Manuel Parra, Jorge Sainz, Oswaldo Erréve, Alan Ayala, Rey Badesan, Guillermo Sosa, Victor Bibián, Felipe Huerta, Hill Gayo / César Déneken, Minerva Ayón.

Brasil: Daruich Hilal, Helio Vianna e VMORAIX.

Colômbia: Edwin Jimeno e Altocalcifilico.

Chile: Gior. Austrália: Warren Hair. 

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: