Dica Intertelas: “Perigo Amarelo – O lado B da imigração japonesa”, de David Leal e Mauro Gil

Crédito: Aventuras na História Uol/Mariana S. Brites.

O vídeo-documentário “Perigo amarelo – O lado B da imigração japonesa” (2011), dirigido por David Leal e Mauro Gil faz um paralelo entre as ações do Japão Imperial, durante a primeira metade do século XX até a Segunda Guerra Mundial e o impacto que este contexto histórico teve para a imigração nipônica no Brasil, nas décadas de 1930 e 1940. A partir de depoimentos de sobreviventes japoneses, o vídeo traz a público histórias silenciadas, indícios do passado que não podem ser esquecidos.

Sem deixar de mencionar as atrocidades cometidas pelo Estado japonês a outros países, com o processo de invasão, colonização , que resultaram também na Segunda Guerra, o documentário busca mostrar a história dos imigrantes. Indivíduos comuns que na esperança de abandonar um quadro social e político caótico que o país de origem passava, acabaram tendo de enfrentar as consequências das escolhas políticas do Japão e ainda o preconceito que se acentuou em razão de tal fato histórico no Brasil.

Trata-se de uma oportunidade única de saber mais da experiência individual destes novos brasileiros, através de relatos pessoais e de promover uma reflexão que para além da guerra, as políticas raciais provenientes do século XIX, mas ainda muito presentes para uma parte do quadro político e social brasileiro das décadas de 30 e 40, e a ideia de um povo brasileiro formado por brancos, índios e negros acabou por não considerar o lugar devido a outros imigrantes que iriam integrar a história da nação.

Assista na íntegra no vídeo abaixo e a seguir um debate sobre o documentário 

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: