O 11º Festival de Cinema de Futebol (CINEFOOT) começa nesta sexta-feira

“As pernas de Maradona” (2019), de Firas Khoury. Crédito: CINEFOOT.

O 11º Festival de Cinema de Futebol (CINEFOOT), único festival do gênero no Brasil e pioneiro na América Latina, confirma a realização da 11ª edição de 20 a 27 de novembro, no formato on-line, com acesso inteiramente gratuito para todo o território brasileiro, na plataforma INNSAEI.TV. Dos 76 títulos que integram a programação geral – recorde de filmes exibidos numa única edição do CINEFoot, 59 filmes são brasileiros e 17 internacionais oriundos da Argentina, França, Itália, Peru, Colômbia, México, Uruguai, África do Sul, República Tcheca, Portugal e uma coprodução Alemanha/Palestina. Há filmes brasileiros representantes de todas as regiões do país.

Serão 38 horas de conteúdo fílmico distribuídos por 31 sessões, que permanecerão disponíveis por um período extra após a estreia, podendo variar de dois até seis dias para exibição, conforme a mostra na qual o filme participa. O México, anfitrião da Copa do Mundo de 1970, e a República Tcheca, que celebra o centenário das relações diplomáticas com o Brasil, são os países homenageados em 2020.

Os filmes participantes das mostras competitivas de curtas e de longas-metragens permanecerão disponíveis por 48 horas para visualização e voto do público após a estreia. A mostra competitiva de longa-metragem desse ano reúne 8 filmes em competição, sendo 3 brasileiros e 5 internacionais. Já a mostra competitiva de curta-metragem reúne 37 filmes em competição, sendo 30 brasileiros e 7 internacionais.

Os filmes vencedores do CINEFOOT 11 serão definidos exclusivamente através do voto do público e anunciados na cerimônia de encerramento on-line, no dia 27/11, sexta-feira, às 20h30. O festival esse ano conta, também, com 12 Mostras especiais, de caráter não-competitivo, que são: “50 anos do Tri em Foco”, “70 anos do Maracanã em Foco”, “Acessibilidade em Foco”, “ESPN em Foco”, “Geraldinos & Arquibaldos em Foco”, Homenagem – Falcão 40 anos A.S. Roma em Foco”, “Homenagem – México em Foco”, “Mostra Dente-de-leite”, “Museu da Pelada em Foco”, “Museu do Futebol Pelé 80 em Foco”, Pernambuco em Foco” e “Série em Foco”.

Desde o ano passado, o CINEFOOT introduziu uma sessão especial para o formato seriado. Em 2020, teremos a estreia da série baiana “Donas do Baba”, direção de Tais Bichara e Rodrigo Luna. A série documental traz histórias e rotinas de mulheres que têm diferentes relações com o futebol. “Baba” é uma expressão popular baiana que se refere a uma partida informal.

Além das exibições, a programação ainda apresenta atividades paralelas com a consagrada Mesa-Redonda, que reúne bate-papos com convidados comandados pelo Museu do Futebol, Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME/UERJ), Ludopédio e Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF). O CINEFOOT presta homenagem ao goleiro Moacir Barbosa e ao Negritude F.C., concedendo a Honraria Gol de Placa 2020.

Programação

FILME ARGENTINO NA SESSÃO DE ABERTURA

20/11 (SEX), 20H30.

LOTECA (Prode)

Dir. Mauro Beccaría

Doc, 63 min, Argentina.

Em 6 de maio de 1984, o time de futebol Racing de Córdoba sai para jogar com motivação extra: se vencerem o Ferro, seus jogadores vencerão o PRODE, a loteria dos resultados esportivos que eclipsaram os argentinos nos anos 70 e 80. Ganhar os 2 milhões de dólares da loteria depende deles.

FILME ITALIANO NA SESSÃO DE ENCERRAMENTO

27/11 (SEX), 20H30.

A ÚLTIMA PARTIDA DE PASOLINI (L’Ultima Partita di Pasolini)

Dir. Giordano Viozzi

Doc, 62 min, Itália.

Em 14 de setembro de 1975, Pier Paolo Pasolini jogou sua última partida de futebol, antes de sua morte, em San Benedetto del Tronto. “A última partida de Pasolini” parte de um pretexto de um jogo de futebol, para contar um período histórico que foi fundamental para toda a Itália, com suas contradições e tragédias, através de uma visão aparentemente lúdica de Pasolini, mas que nos permite compreender melhor a importância do poeta e diretor italiano.

 

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: