Edição especial do festival Diálogo de Cinema acontece de 19/12 a 22/12

Rapsódia para o Homem Negro (2015), de Gabriel Martins (MG). Crédito: Filmes de Plástico.

O festival online Diálogo de Cinema | Extra! começa neste sábado, dia 19 de dezembro, e vai até terça (22). A mostra especial reúne 20 curtas-metragens nacionais, além de quatro seminários transmitidos pelo Facebook e Zoom, sempre às 19h. Relacionados aos títulos em exibição, os encontros vão trazer temas sociais relevantes e serão ministrados por nomes de destaque do cinema nacional. A seleção conta com filmes premiados de animação, ficção e documentário de todo o Brasil, produzidos de 2012 a 2020. Todos os curtas estarão disponíveis durante os quatro dias de festival no site dialogodecinema.com.br.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O ciclo de seminários começa no sábado (19), com “Quem tem Medo de Cinema Queer”?, com os cineastas Marcio Reolon e Filipe Matzembacher. No domingo (20) é a vez de um seminário sobre roteiro com o título “A Utilização do Cotidiano na Construção de Personagens”, com Francine Barbosa. Na segunda (21), o coletivo de realizadores negros Macumba LAB apresenta “Encruzilhadas Narrativas”, com Gautier Lee, Sofia Ferreira, Luiz Santana e Phelipe Caetano. O encontro “A Imagem da Metrópole no Cinema de Curta-metragem” no dia 22, com Camila Bellaver, Jeferson Silva e Richard Tavares, conclui as atividades.

O foco da seleção de títulos foi estabelecer um diálogo entre os curtas em cartaz e os seminários, com assuntos pertinentes como cinema queer, roteiro, cinema negro e urbanismo”,  explica Henrique Schaefer, que integra o grupo de organizadores do evento. “Além de títulos inéditos no festival, escolhemos também alguns filmes premiados em edições anteriores”, conclui. O “Diálogo de Cinema” é uma realização da Sofá Verde Filmes, com apoio da Cinemateca Capitólio e Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre.

Veja uma edição passada do festival

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: