Clube do Livro ICBJ realiza debate online sobre obra “Samurai”, de Shusako Endo

Crédito: https://www.sagaliteraria.com.br/

Nesta sexta-feira, 29 de janeiro, às 17h30, o Clube do Livro do Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ) do Rio de Janeiro realiza seu primeiro debate online do ano de 2021 sobre a obra “Samurai”, de Shusako Endo. A iniciativa é coordenada por Mateus Nascimento, mestre em história social pela Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF), pesquisador efetivo do Centro de Estudos Asiáticos (CEA-UFF), do Núcleo de Estudos Tempo Literário do ICBJ, do Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea (MidiÁsia/UFF) e colunista da Intertelas. O evento será realizado através da plataforma Google e para confirmar presença, envie mensagem para o Facebook do ICBJ

Clique no folder para confirmar a sua participação. Crédito: Facebook ICBJ.

Shusako Endo nasceu em Tóquio, em 27 de março de 1923 e foi um dos escritores mais famosos do Japão, pertencendo ao terceiro maior grupo de escritores japoneses pós-Segunda Guerra Mundial. Ele ganhou o Prêmio Tanizaki em 1976, uma das premiações literárias mais prestigiadas do país com o livro “Silêncio”, publicado em 1966.

Segundo Nascimento, o livro Samurai, que foi escrito em 1980, reflete um olhar mais amadurecido do autor para as questões que envolvem a fé cristã no Japão e a presença japonesa no mundo. “Narra a história de uma grande peregrinação de três emissários japoneses – Rokuemon, Nishi e Tanaka – que recebem a missão de negociar o comércio do Japão com a Espanha no século XVII. Para tanto, são acompanhados do padre Velasco, um padre franciscano ganancioso por ver um Japão cristão“, salienta o pesquisador.

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d