
Para quem gosta de gastronomia – e gastronomia indiana – aqui vão três dicas de filmes que falam da paixão pela comida, especialmente pelos curries, de amizades, amores, solidão e esperança. Em “A lancheira do Amor” (The Lunchbox) duas almas solitárias acabam conhecendo uma a outra, sem encontrarem-se pessoalmente, mas por bilhetes, devido ao desvio de uma marmita. Uma história tocante de amor e comida indiana caseira, um filme sobre solidão, mágoas e esperanças. Os famosos dabbawalas de Mumbai transportam lancheiras com almoços preparados pelas donas de casas para seus maridos nos escritórios. Esses transportadores, que possuem um complexo sistema para não entregarem a marmita à pessoa errada, são uma verdadeira instituição da cidade.
Eles levam e trazem as lancheiras de volta para as casas. Mas mesmo o sistema mais perfeito tem uma brecha… A dona de casa solitária envia, pelos dabbawalas, deliciosos pratos para o marido, que a ignora. Certo dia a lancheira acaba nas mãos de um viúvo, também solitário, que trabalha no mesmo escritório do marido dela. Com o excelente ator indiano Irrfan Khan, falecido recentemente, Nimrat Kaur e Nawazuddin Siddiqui, é uma produção conjunta da Índia, dos Estados Unidos, da Alemanha e da França, de 2013, dirigido por Ritesh Batra.
“A 100 passos de um sonho” (The Hundred-Foot Journey) é uma batalha entre dois restaurantes em um vilarejo francês. Um pertencente a uma família indiana, o Maison Mumbai. O outro, um francês pertencente a uma dona respeitada, mas autoritária: Madame Mallory (Helen Mirren). Seu restaurante tem estrelas no famoso guia Michelin e fica a 100 pés de distância (daí o nome do filme), ou 30 metros. Um conflito que é alimentado, no lado francês, pela xenofobia. Comédia dramática Americana de 2014, o filme é baseado em um romance de Richard Morais, com o mesmo título, lançada em 2010. Com os atores Helen Mirren, Om Puri, Manish Dayal e Charlotte Le Bon, o filme foi produzido por Steven Spielberg e Oprah Winfrey.
Já “O Sabor da Magia” (The Mistress of Spices) conta a história de uma mulher misteriosa, clarividente e mágica, Tilo (encenada pela belíssima Aishwarya Rai) é dona de uma loja de especiarias, imigrante indiana que vive nos EUA. Ela transforma seus ingredientes em poções curativas do corpo e da alma, como sândalo para acabar com as dores da memória ou semente de cominho para proteger contra invejosos. No entanto, Tilo perderá essa capacidade se experimentar qualquer uma de suas receitas, ou se ela se apaixonar. O filme, de 2005, baseia-se no livro Mistress of Spices (A Senhora das Especiarias), de Chitra Bnerjee Divakaruni.
Fonte: Texto originalmente publicado no Beco da Índia.
Link direto: http://becodaindia.com/o-sabor-da-comida-indiana-em-tres-filmes-leves/
Deixe seu comentário