GE9M debate as Batalhas de Rjev, no início da ofensiva soviética contra a invasão nazista

Crédito: Universidade Estatal de Iugrá/Russia Beyond.

O Grupo de Estudos 9 de Maio reúne-se neste sábado, dia 27 de fevereiro, às 19h, em seu canal no YouTube, para debater a importante operação que foi desdobrada nas Batalhas de Rjev, no início da Grande Guerra Patriótica. Para tanto, o grupo contará com a participação do professor de história pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em história comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor em história social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), pesquisador em Segunda Guerra Mundial e colunista da Revista Intertelas João Claudio Platenik Pitillo.

Crédito: Universidade Estatal de Iugrá/Russia Beyond.

As Batalhas Rjev ocorreram entre 8 de janeiro de 1942 e 22 de março de 1943, nas cercanias de Moscou e foram ofensivas do Exército Vermelho contra o cerco da Alemanha Nazista. Segundo publicado pelo site Russia Beyond (clique aqui para ler a reportagem na íntegra), o historiador russo Aleksêi Issáev afirma que Rjev não apenas contribuiu para o sucesso dos soviéticos em Stalingrado, mas também ajudou indiretamente a vitória soviética na Batalha de Kursk no verão de 1943.

Elas ficaram conhecidas informalmente como Moedor de Carne de Rjev, por conta do número de mortes que, conforme o Russia Beyond, da parte do Exército Vermelho teve mais de 1,3 milhão de pessoas mortas, feridas ou desaparecidas. Já do lado alemão estão estimadas entre 400 mil e 700 mil pessoas mortas. Para assistir ao debate, acesse o link abaixo.

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: