Evento “Q contorno é esse?” cria espaço virtual para artistas dialogarem sobre arte, sociedade e sujeito

“Será que estamos”. Crédito: Márcio Vasconcelos.

O “Q?” é um ambiente de trabalho formado por Renato Vasconcellos e Rodrigo Raiz, artistas ligados à cena performativa do corpo, principalmente a partir da dança, que se uniram com o interesse em comum de investigar intervenções no espaço urbano e toda sua complexidade política. No dia 26 de março de 2021, às 18h00, acontece o evento “Q contorno é esse?”, um encontro virtual com artistas da dança e também multilinguagens, para debater temas pertinentes ao processo de criação do Q? e os tantos desdobramentos possíveis em tratando-se dos temas arte, sociedade e sujeito. A transmissão será gratuita e realizada através do canal do Youtube.

O encontro organizado pelo Q? terá mediação e provocações de Biba Rigo e Ivana Motta, sendo aberto a qualquer pessoa interessada em participar, sem necessidade de inscrição prévia. Biba Rigo é artista e curadora de arte. Estudou pintura com Juan Balzi e Osmar Pinheiro e gravura nos ateliês Coringa e Piratininga. Foi co-fundadora do Espaço independente Casa de Tijolo. Participou de exposições e residências no Brasil e em outros países como Residência em litogravura no Taller de Grabado de Havana-CU e no L’otrois em Tours-FR. Formou-se depois em Arte, História, Crítica e Curadoria na PUC- SP. Participa da montagem do “O livro das Maravilhas” com a cozinha Performática. Fundou juntamente com outras artistas o GOMAGRUPA- grupo de mulheres artistas. Atualmente dedica-se à pintura em seu ateliê em SP.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ivana Motta é artista, educadora da dança e gestora cultural. Desenvolve pesquisas sobre corpo/corpa, decolonialidade, epistemologias negras, processos de criação e educação em dança. Faz Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança pelo PPG Dança da UFBA e é mestranda em Artes Cênicas pelo PPG CEN da Universidade de Brasília (UnB) onde desenvolve a pesquisa “Movências nas Rotas de Sankofa: Poéticas, Agências e corpo/corpa co-movente na dança“. Integra o grupo de estudos Decolonialidade e Artes Cênicas e o Grupo AFETO – Grupo de estudos em Etnocenologia (Afrocenologia) ambos da UnB. Compõe o Ajuntamento Artístico Abrindo a Sala (DF) e a equipe de gestão da Casa Esquina Criativa (DF).

Esse é o primeiro Painel de Discussão da temporada virtual do Q?. Uma espécie de aquecimento para a estreia do novo trabalho “Será que estamos?” que está prevista para acontecer em abril de 2021. A produção atual, “Será que estamos rindo?”, intenciona questionar sobre o sujeito como fruto do meio e as interfaces para o exercício de subjetividades. A relação com o outro e com o espaço transitando por rastros de memória de um presente-passado ou de um passado que não passou totalmente. As ações fazem parte do projeto “Flexões do Sujeito: Será que estamos rindo?” contemplado no Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc Nº 37/2020.

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: