Embaixada da Rússia no Brasil apresenta exposição on-line dedicada ao 60º aniversário do primeiro voo espacial realizado por Iuri Gagarin

Fidel Castro, o cosmonauta Iuri Gagarin e o presidente cubano Osvaldo Dorticos, 1961. Crédito: Ria Novosti.

O dia 12 de abril entrou na história como o dia em que o cosmonauta soviético Iuri Gagarin, que tinha apenas 27 anos na época, tornou-se o primeiro homem a viajar no espaço. A Embaixada da Federação da Rússia no Brasil preparou uma exposição para comemorar a data. As fotos são da agência TASS e narram a vida da figura histórica que se tornou um herói para muitos em todo mundo, por várias gerações. Clique para ampliar as imagens e ver as descrições. A representação diplomática no Brasil ainda compartilhou em sua página o projeto multimídia do Ministério da Defesa da Rússia“Conquistadores do cosmos” – fotografias e documentos dos arquivos que narram a vida e o trabalho dos primeiros cosmonautas soviéticos (está em russo). Para conferir, acesse o site do 60 Cosmonauts.

O herói mundial venho ao Brasil em 1961, três meses após voar ao redor da Terra no Vostok 1, finalizando uma viagem pela Américas que passou pelos EUA e Cuba. Em sua estadia no Brasil, o povo brasileiro o recebeu como verdadeiro pop star e até bebês recém-nascidos foram registrados com o nome do cosmonauta soviético.

A visita de Gagarin foi uma tentativa do governo de Jânio Quadros de retomar relações diplomáticas com a União Soviética. Tal iniciativa ocorreu durante a implementação Política Externa Independente brasileira inaugurada em seu curto mandato como presidente.

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: