Organizações russas promovem exposição literária sobre a participação dos países do BRICS na luta contra o Nazismo

Crédito: BRICS – Mundo das Tradições.

No aniversário da comemoração do 75º Aniversário da Vitória na Segunda Guerra Mundial, a Grande Guerra Patriótica de 1941-1945 e a guerra contra o militarismo japonês, será implementado o projeto histórico e literário multilateral “Povos do BRICS: dedicado aos Heróis da Guerra”. Os autores e organizadores da iniciativa são a “BRICS:  Mundo das Tradições”, parceira da Revista Intertelas, e a União Internacional de Associações Públicas “Comitê Público de Veteranos de Guerra”, com sedes em Moscou. O projeto é realizado com a ajuda do Itamaraty, Rossotrudnichestvo e das embaixadas dos países do BRICS na Federação Russa. A apresentação acontecerá em 12 de maio de 2021 no Salão da Glória (Зале Славы) do Museu Central da Vitória, em Poklonnaya Hill, em Moscou, e encerrará o aniversário da celebração do Aniversário da Vitória.

Um acontecimento único da festividade será a demonstração da exposição de livros e materiais históricos identificados nos países da aliança, recolhidos e recomendados pelos organizadores do projeto para exposição. O livro dos autores brasileiros “A Grande Guerra Patriótica do Povo Soviético”, que integrantes da equipe, colaboradores e colunistas da Intertelas escreveram e organizaram, está previsto para ser traduzido para o russo. No âmbito da apresentação, os convidados de honra e militantes do Projeto receberão uma medalha pública comemorativa “Estivemos juntos na luta contra o fascismo e o nazismo”.

Crédito: BRICS – Mundo das Tradições.

Os povos de todos os países do BRICS participaram da Segunda Guerra Mundial como parte da coalizão anti-Hitler: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O Projeto Jubileu visa aproximar as pessoas com base na memória universal dos acontecimentos, na verdade histórica e no respeito aos seus heróis, graças a livros históricos escritos por autores dos países do BRICS, a partir de materiais de arquivo sobre o tema da participação e da solidariedade dos povos dos cinco países nas frentes de guerra e a grande contribuição da União Soviética na vitória sobre a Alemanha hitlerista.

O projeto serve para formar a cultura moral da geração mais jovem nos países do BRICS, para prevenir manifestações de nacionalismo e extremismo no ambiente juvenil, para promover nas crianças e adolescentes um profundo respeito pelos feitos heroicos e pela história de seu país e de outros membros do BRICS. Como convidados de honra o evento terá: o vice-ministro das relações exteriores da Federação Russa, Sous Sherpa da Rússia no BRICS Sergei Riabkov; o embaixador geral do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Sous-Sherpa da Rússia no BRICS Pavel Kniazev; o vice-ministro da defesa da Federação Russa, chefe da diretoria político-militar principal das Forças Armadas da Federação Russa, coronel general Andrei Kartapolov; o embaixador do Brasil na Rússia Tovar da Silva Nunes; o embaixador da República da África do Sul na Rússia Mzuvukile Jeff Maketuka; a deputada da Duma da Cidade de Moscou da VI convocação, diretora do Instituto de Educação Orçamentária do Estado de Moscou “Escola nº 1409” Irina Ilyichevao, que é filha do autor da obra única denominada “Amigos da União Soviética. Solidariedade Soviético-Indiana durante a Grande Guerra Patriótica” por Leonid MitrokhinOlga Solodkova.

Foram ainda convidados representantes da liderança do Ministério da Cultura da Rússia, do Ministério da Educação da Rússia e Rossotrudnichestvo. Para parceiros de informação e apresentação planeja-se que seja: ITAR-TASS, RIA-Novosti, canal de TV BRICS, Revista Intertelas, com sede no Rio de Janeiro, Brasil, a Revista de Assuntos Internacionais da Rússia, e a plataforma de mídia Confederação de Jovens Líderes Indianos, localizada em Nova Delhi.

A reunião contará também com a presença de veteranos de guerra da Rússia, representantes de organizações públicas e veteranas, a Organização Pública Internacional “União de Mulheres de Especialidades de Voo“ AVIATRISA ”, professores e alunos do Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou (MGIMO), Universidade Estadual de Moscou (MGU), Universidade Russa da Amizade dos Povos (RUDN), cadetes da Instituição Educacional Orçamentária do Estado de Moscou “Escola No. 1409”, ativistas do Museu “Glória Militar 46º Regimento de Aviação Taman de Guardas de Bombardeiros Noturnos” ginásio No. 1576 em Moscou. Entre os parceiros: OOO “ASKOM”, Moscou, Business Club “Território do Sucesso”, Centro de Estética e Beleza “Katyusha”, Moscou, ANO TsPDR “Legião da Bondade”, Samara, Faculdade de Design e Artes Decorativas MGHPA-los. S.G. Stroganov.

A parte criativa do evento fica por conta da apresentação dos alunos do Centro de Estética e Beleza Katyusha com as composições de dança como “Netos da Vitória” e “Amizades entre os Povos”. A apresentação será complementada pela marcha infanto-juvenil do Regimento Imortal, que contará com a presença de crianças das embaixadas dos países do BRICS na Rússia, e demais escolares, estudantes, jovens e cadetes. Este “Projeto da Verdade”, que visa uma maior aproximação dos povos dos países do BRICS, fortalecendo a união do Estado e da diplomacia pública, na prática, vai confirmar a conhecida tese do ministro das relações exteriores da Federação da Rússia S.V. Lavrovsobre a importância do papel e da diplomacia pública na arena internacional do BRICS e outras associações”.

Fonte: Texto originalmente publicado em БРИКС: Мир Традиций.
Link direto: http://www.bricsmt.ru/index.php/zhurnal/110-prezentatsiya-istoriko-literaturnogo-proekta-narody-briks-geroyam-vojn-posvyashchaem

Tradução e adaptação: Alessandra Scangarelli Brites, editora da Revista Intertelas

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: