Coreia do Norte condena Japão por distorcer história sobre escravidão sexual e recrutamento forçado na Segunda Guerra

As raras imagens de escrava sexuais coreanas na Segunda Guerra. Crédito: Divulgação.

A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) condenou a condescendência com que o Japão abordou recentemente os desmandos cometidos pelo exército imperial na Segunda Guerra Mundial. O Ministério de Relações Exteriores da RPDC tornou pública uma nota oficial na qual indica que as autoridades japonesas foram ao extremo de distorcer abertamente a história e pretender apagar a escravidão sexual e o recrutamento forçado de coreanos cometidos por seus militares.

A Chancelaria norte-coreana faz referência a uma reunião do gabinete nipônico realizada em 27 de abril, em que deram a entender que o termo escravidão sexual não é apropriado porque tratou-se de “mulheres de lazer para o exército”. Igualmente, afirmaram que o “trabalho forçado” não é uma expressão adequada, porque tudo fez-se sob o “Projeto de Ordenança Nacional” vigente naquele momento.

Em sua declaração, a Chancelaria norte-coreana lembra que a comunidade internacional definiu o recrutamento forçado de coreanos por parte das autoridades japonesas, assim como a escravidão sexual, como crimes de lesa humanidade inclusos em 55 categorias penais. Em particular, o Tribunal Internacional de Crimes de Guerra de Mulheres, realizado em Tóquio em 2000 mostrou a mobilização das autoridades militares e governamentais do Japão para institucionalizar a escravidão sexual militar em tempos de guerra baseado nos testemunhos das vítimas e em vários documentos, afirma.

A RPDC indicou que o governo japonês pretende jogar sal nas feridas das vítimas, “fazendo um desafio intolerável para inculcar a visão distorcida da história e o revanchismo nas gerações vindouras, repetindo a história de agressão“. “O Japão iria cometer sério equivoco se pensasse que sua história de agressões e atrocidades criminosas passadas podem ser tapadas com os musgos e as folhas caídas do esquecimento amontoadas com o passar do tempo“, adverte a nota.

Fonte: Texto produzido pela Prensa Latina e republicado no site da Diálogos do Sul.
Link direto: https://dialogosdosul.operamundi.uol.com.br/mundo/69723/coreia-do-norte-condena-japao-por-distorcer-historia-sobre-escravidao-sexual-e-recrutamento-forcado-na-segunda-guerra

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading