Organização Vietnam Centre lança projeto de série sobre a única rainha do Vietnã Lý Chiêu Hoàng

Elenco de Lý Chiêu Hoàng (Imperatriz). Crédito: 2dep.

Em matéria escrita pela articulista Rosemary Nguyen ao Vietnam Times, foi noticiado o lançamento , na cidade de Ho Chi Minh, de um projeto de série denominado “A Imperatriz Lý”, última e única soberana da Dinastia Lý. A iniciativa conta histórias sobre Lý Chiêu Hoàng, que governou o reino de Đại Việt de 1224 a 1225. Mais tarde, ela foi forçada a entregar o trono a seu marido, Trần Cảnh que reinou por 33 anos (1226-58). Conforme noticiado, a série também destacará os temas do patriotismo, bravura e honestidade, bem como o amor e a traição. Đại Việt foi o nome do atual Vietnã em dois períodos históricos: de 1054 a 1400 e de 1428 a 1804.

De acordo com Nguyen, Lý Chiêu Hoàng (também chamada de Phat Kim e Chieu Thanh) foi a única rainha na história vietnamita. Em novembro de 1224, seu pai, o rei Lý Huệ Tông, cedeu-lhe o trono. Em janeiro de 1226, a rainha abdicou em favor de seu marido, Trần Cảnh, levando à fundação da Dinastia Trần e o fim da Dinastia Lý. Como explica a articulista, os primeiros esboços dos personagens de Hoàng e seu marido Cảnh foram anunciados pela produtora do filme, Vietnam Centre, uma organização independente, não governamental e sem fins lucrativos com a missão de promover a cultura e a imagem do Vietnã para o mundo. Esboços do personagem do pai de Hoàng, o oitavo rei da Dinastia Lý, também foram apresentados.

Nguyen ainda informa que o produtor da série convidou o roteirista coreano Paek Seong Og para juntar-se ao projeto. Paek trabalhará com escritores vietnamitas para completar o roteiro. A  série contará com atores famosos no elenco. As filmagens estão previstas para começar em julho. A participação de Paek e a grande influência coreana gerou polêmica e críticas ao projeto, como informou o site de entretenimento e cultura VGT TV – Việt Giải Trí.

Segundo a Vietnam Centre (VNC), “o lançamento do pôster e dos conceitos dos personagens marca a parceria entre o VNC e o roteirista Paek Seong Og. Ambos os lados pretendem desenvolver um roteiro de filme histórico completo, inspirado na vida da única Imperatriz Regente na história feudal vietnamita. Neste projeto, VNC é o principal responsável pelo conteúdo. Nós escrevemos a história, escolhemos eventos históricos e linhas de personagens, construímos os perfis dos personagens, contradições e soluções. Temos em mente que devemos respeitar a história o máximo possível. O roteirista Paek Seong Og transforma a história em um roteiro, equilibrando elementos históricos, elementos artísticos e elementos de atração do público“.

De acordo com o informado na página do centro no Facebook: “o Vietnam Centre está determinado em colocar nosso coração e mente no desenvolvimento de um roteiro de alta qualidade. Esperamos encontrar um investidor / produtor que esteja entusiasmado com a cultura vietnamita e interessado em realizar a série ‘Imperatriz Lý’ (Empress Lý)“.

Em entrevista a Nguyen, Trần Tuất Kiệt, estudante do segundo ano da HCM City University of Culture, disse: “Acho que a história vietnamita é uma fonte inesgotável para os cineastas. Espero que o drama ‘Lý Chiêu Hoàng’ traga um novo gostinho de história e fantasia para o público”. Em março deste ano, também foi lançado um projeto de filme sobre o início da Dinastia Lê e da Dinastia Lý. O longa “Huyết Rồng (Blood Dragon)”, do jovem diretor Huỳnh Tuấn Anh, incluirá dois capítulos com os imperadores e heróis das duas dinastias.

Por fim, Nguyen noticia que o General Lê Hoàn, que serviu a Dinastia Đinh em 979, e o Rei Lý Thái Tổ, o primeiro rei da Dinastia Lý, de 1010 a 1028, estarão presentes. O diretor Huỳnh Tuấn Anh convidou dezenas de historiadores e pesquisadores culturais, incluindo o historiador Nguyễn Khắc Thuần e o professor Lê Văn Lan, para completar o roteiro. “Centenas de figurinos, metade deles feitos à mão, serão usadas em ‘Huyết Rồng’”, disse o realizador Anh, que gosta de trabalhar com projetos de filmes sobre a história vietnamita.

Fonte: o texto principal utilizado nesta postagem foi publicado em inglês pelo site Vietnam Times e traduzido, revisado -com a adição de referências de outros fontes- e adaptado pela Revista Intertelas.
Link direto: https://vietnamtimes.org.vn/web-series-on-queen-regnant-ly-chieu-hoang-launched-31509.html

Tradução, revisão -com a adição de referências de outros fontes- e adaptação por Alessandra Scangarelli Brites, editora da Revista Intertelas

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: