Nesta quinta, o NEEGI da Unila debate a política externa brasileira atual: “O Brasil tornou-se um pária internacional”?

Crédito: Carlos Iotti/Folha de SP.

Nesta quinta-feira, 17 de junho, às 19h30, o Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração Regional (NEEGI) da Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA) realiza debate sobre a política externa brasileiras atual: “O Brasil tornou-se um pária internacional”? O evento ocorre pelo canal YouTube do NEEGI, ao vivo. Participam da iniciativa o doutor em ciência política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor de relações internacionais na Universidade Federal de Pelotas (UFpel) Bruno Sadeck e o professor de relações internacionais e integração no Programa de Pós Graduação em Integração Contemporânea na América Latina da UNILA Lucas Kerr Oliveira.

Crédito: Neegi.

Segundo Kerr Oliveira: “O Brasil vive a maior crise de sua história. Uma gestão desastrosa da pandemia nós trouxe a uma situação catastrófica de quase meio milhão de mortos e uma verdadeira chacina de idosos, pessoas com co-morbidades e indígenas. Internacionalmente, o Brasil passou a ser visto como integrante do “Eixo do Mal” da Pandemia, que reúne os últimos governos negacionistas do mundo, comandados por líderes conspiracionistas, com discursos anti-ciência e anti-vacina, que ainda defendem curas milagrosas, ao invés de medidas sanitárias cientificamente comprovadas, como a vacinação em massa e distanciamento social“.

Ele ainda ressalta que a aliança estreita com o polêmico governo Trump, unicamente sustentada pela ideologia ultraconservadora e anticientífica, colocou o Brasil em uma posição problemática, de grandes desconfianças por parte do atual governo democrata do presidente Joe Biden nos EUA. Além disso, o professor enfatiza: “O discurso agressivo e o antagonismo com os principais aliados e parceiros regionais do Brasil na América do Sul e no Mercosul, assim como as seguidas agressões gratuitas às grandes potências não ocidentais e do Sul geopolítico global, como os BRICS, especificamente a China, ampliou ainda mais o isolamento do Brasil no sistema Internacional“.

Kerr Oliveira conclui que: “Neste contexto, a síntese do atual cenário de crise parece ter sido proferida pelo até recentemente, chanceler e ideólogo da política externa do atual governo, o ex-ministro Ernesto Araújo, que afirmou orgulhoso dos resultados obtidos: que ‘se a atual política externa do Brasil’, ‘faz de nós um pária internacional, então que sejamos esse pária‘”. Acompanhe o debate para uma reflexão destas e outras questões.

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading