
A China lançará sua espaçonave Shenzhou-12, transportando os astronautas Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo às 9h22 de quinta-feira (22h22 desta quarta-feira no Brasil), anunciou o Escritório de Engenharia Espacial da China, nesta quarta-feira. Atualmente na plataforma de lançamento do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China, o foguete Longa Marcha-2F Y12, transportando a espaçonave Shenzhou-12, será reabastecido com propelente esta manhã. Nie servirá como comandante da tripulação de vôo. Três outros astronautas, Zhai Zhigang, Wang Yaping e Ye Guangfu, compõem a tripulação reserva.
A missão de vôo Shenzhou-12 é a primeira missão espacial tripulada realizada durante a construção da estação espacial da China. Ela tem várias tarefas, incluindo verificação de tecnologia em áreas como a permanência de longo prazo dos astronautas em órbita, reabastecimento do suprimento espacial, atividades e operações extraveiculares (termo que geralmente refere-se a caminhadas no espaço fora do veículo ou estação espacial em órbita da Terra) e manutenção em órbita.
Ele também testará pela primeira vez a busca e resgate de astronautas no local de pouso da Dongfeng, realizará aplicações e experimentos espaciais multidisciplinares e avaliará de forma abrangente as funções e o desempenho de cada sistema executando a missão para examinar melhor sua compatibilidade e coordenação. Conforme programado, a espaçonave Shenzhou-12 irá, após a injeção orbital, conduzir encontro e atracação em modo automatizado rápido no porto frontal do módulo central Tianhe para formar um complexo com o módulo central e a nave de carga Tianzhou-2.
Os astronautas irão então para o módulo central e começarão a trabalhar e viver com trabalho sincronizado e arranjo de descanso entre o espaço e o solo. Depois de permanecer por cerca de três meses em órbita, eles retornarão ao local de pouso da Dongfeng a bordo da cápsula de reentrada. Atualmente, o complexo do módulo central Tianhe e do navio de carga Tianzhou-2 está em condições estáveis, com todos os equipamentos funcionando normalmente e prontos para o encontro e acoplamento dos astronautas para a movimentação. “Todos os preparativos de pré-lançamento também foram basicamente concluídos“, disse Ji Qiming, assistente do diretor do escritório.
9 missões de vôo à frente para a construção da estação espacial
A China planejou 11 missões para concluir a construção de sua estação espacial até o final de 2022, ou seja, três lançamentos de módulos de estações espaciais, quatro voos de navios de carga e quatro missões tripuladas. O recém-lançado módulo central Tianhe e a espaçonave de carga Tianzhou-2 já formaram um complexo operacional em órbita.

A próxima missão Shenzhou-12 possui quatro recursos, disse Ji. Além disso, ela verificará as funções e o desempenho do sistema de transporte tripulado do espaço para a Terra. A espaçonave tripulada Shenzhou-12 tem novos recursos, como encontro e acoplamento automatizados rápidos, encontro e acoplamento radial e atracação em órbita de 180 dias. A tecnologia de retorno foi aprimorada com melhor precisão do ponto de pouso e o modo de resgate de emergência será instalado pela primeira vez.
Durante a permanência de três meses em órbita dos membros da tripulação, várias tecnologias de apoio para voos espaciais de longo prazo serão avaliadas, como controle ambiental regenerativo e suporte de vida, suprimentos para estações espaciais e gerenciamento de saúde de astronautas. A capacidade dos astronautas de realizar atividades e operações extraveiculares com braços robóticos também será avaliada, uma vez que, pela primeira vez, realizarão atividades de longa duração fora do módulo de instalação, reparo e manutenção de equipamentos. O local de pouso, que foi alterado da Bandeira de Siziwang, localizada na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China, para Dongfeng, ativará o modo de resgate e busca normalizada de emergência em espera pela primeira vez.
Fonte: Texto originalmente publicado em inglês no site do CGTN.
Link direto: https://news.cgtn.com/news/2021-06-16/China-to-launch-Shenzhou-12-spacecraft-carrying-3-astronauts-on-Thu–118idk88wqQ/index.html
Gao Yun e Wang Yizi
Articulista da CGTN
Tradução – Alessandra Scangarelli Brites – Intertelas
Veja cobertura ao vivo em inglês
Deixe seu comentário