O júri internacional começa a selecionar os vencedores do concurso online “Revivendo as tradições de hospitalidade dos povos do BRICS”

Concurso “Revivendo as tradições de hospitalidade do BRICS”. Crédito: http://www.bricsmt.ru/

Em nota à imprensa, a BRICS: Mundo das Tradições, parceira da Revista Interterlas, através da Comissão Organizadora do concurso “Revivendo as tradições de hospitalidade do BRICS” informa que o projeto já se encontra em sua terceira etapa, em que o juri formado por nacionais dos cinco países do BRICS está selecionando os nove vencedores da competição que teve como objetivo promover o conhecimento e a troca cultural ao incentivar o público destas nações a realizarem vídeos de 2 a 5 minutos onde explicam costumes, tradições e outroas representações de hospitalidade de seus respectivos países.

O período da terceira fase do concurso que implica os trabalhos do júri, incluindo os dos seus presidentes, e será realizado no periodo de 15 de junho a 31 de julho. O Júri selecionará 3 vídeos, em primeiro, segundo e terceiro lugar, para cada uma das três temáticas escolhidas pela organização: cerimônias de casamento nas tradições dos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul); celebração em família (aniversário de uniões conjugais, aniversário de familiares, dia das mães e dos pais, dia da família, dia do amor e da fidelidade); e ano novo e outros feriados nacionais dos países do BRICS. Os demais participantes receberão diploma do concurso e podem voltar a concorrer em futuras edições do projeto.

Os critérios para a seleção dos vencedores foram: Conformidade do vídeo com o assunto do Concurso; Originalidade de conceito (ideia) e abordagem criativa; Conteúdo do trabalho (construção e completude do enredo, informatividade); Acessibilidade de percepção e impacto emocional; Conformidade de meios expressivos com design artístico; e a qualidade do trabalho (do ponto de vista artístico e técnico). O concurso terá ainda o People’s Choice Award, concedido ao vídeo com maior número de “curtidas” no grupo do concurso no Facebook. Os resultados do concurso estão previstos para serem divulgados até 20 de agosto de 2021 no site da BRICS: Mundo das Tradições. A organização também noticia que o anúncio oficial dos resultados aparecerá na mídia (coletiva de imprensa, “mesa redonda”) em final de agosto (setembro).

Para mais informações sobre o concurso e enviar o seu vídeo clique no folder. Crédito: BRICS: Mundo das Tradições.

A cerimônia de premiação para os Vencedores do Concurso e Vencedores do Diploma está planejada para ser realizada em um dos locais de prestígio em Moscou no final de 2021 – início de 2022. Em caso de dificuldades na chegada dos vencedores do concurso estrangeiros a Moscou (devido às atuais circunstâncias epidemiológicas), sua premiação poderá ocorrer no país de residência dos vencedores com a participação de representantes da missão diplomática russa neste Estado membro do BRICS.

Lembrando ainda que o programa teve duas fases. Na primeira, de aceitação de candidaturas teve início em 1 de janeiro de 2021 e terminou em 31 de março de 2021. A Comissão Organizadora registrou cerca de 100 inscrições de participantes de todos os países do BRICS em várias categorias de idade. O maior número de vídeos recebidos são provenientes de Rússia, China e Índia. A categoria ativa do Concurso são estudantes e jovens, mas também houve muitos vídeos incritos pela população adulta.

Crédito: http://www.bricsmt.ru/

O Brasil teve dois vídeos inscritos. Um com título “Brasil através do olhar dos brasileiros”, realizado pelos estudantes do Instituto Van Veen, voluntários do projeto “Estudos em Rússia”: Guilherme Martiniano Rodrigues, Beatriz Vieira Santana e Gabriela Prince Ribeiro Gonçalves. O segundo vídeo, inscrito pelas estudantes Luiza Maria Martins e Camyla Pereira, ambas de 21 anos, aborda a comemoração tradicional brasileira durante o Ano Novo.

Luiza Martins é graduanda de relações internacionais e integração da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração da UNILA (NEEGI/UNILA), do Centro de Estudos Asiáticos da Universidade Federal Fluminense (CEA/UFF), do Grupo de Estudos sobre os BRICS da Universidade de São Paulo (GEBRICS/USP) e do Observatório dos BRICS e das Relações Sul-Sul (UNILA). Já Camyla Pereira é estudante do último ano de design digital na PUC-Campinas e também é ilustradora e edição de vídeos e animação (Acompanhe o trabalho de Pereira no Instagram). A Intertelas conseguiu realizar uma entrevista com ambas as participantes e o resultado você pode conferir no clicando na foto abaixo.

O tema escolhido pelas estudantes foi abordar a tradição única brasileira de celebrar o Ano Novo. Crédito: print vídeo Brazil´s Réveillon.

Um grupo de russos, provenientes de Tomsk, composto por Gataulin Danis, Marina OblasovaAngelina Gogoleva, Andrei Tarakanov e Evgenii Naumov, escolheu as tradições do casamento no Brasil como tema principal para seu vídeo e também está na competição. A segunda longa etapa do concurso focou na formação de um grande júri internacional composto por representantes dos cinco países do BRICS: cineastas, roteiristas, cinegrafistas, produtores de filmes, atores, críticos e estudantes estrangeiros das faculdades humanitárias de universidades russas. O júri foi chefiado pelos organizadores de festivais de cinema russos e estrangeiros em grande escala dos “cinco” países. Os jurados chefes são conhecidos em seus paíse e no exterior.

O objetivo maior desta inciativa foi resgatar as tradições culturais e históricas dos povos do BRICS, preservando e popularizando seus costumes, criando um interesse positivo pela vida moderna entre o público, jovens, compatriotas que vivem nos países BRICS por meio do conhecimento das tradições folclóricas e espirituais. “queremos expressão nosso profundo agradecimento a todos os que participaram neste projeto único, demonstrando a sua criatividade e conhecimento das tradições de hospitalidade do seu país“, ressaltou a Comissão Organizadora.

 

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: