Brasil está entre os vencedores do concurso online internacional “Revivendo as tradições de hospitalidade dos povos do BRICS”

Crédito: reprodução do YouTube.

Semana passada, no dia 26 de julho, a organização pública regional “BRICS: Mundo das Tradições” anunciou os nove vencedores (três lugares em cada uma das três nomeações temáticas) do concurso “Revivendo as tradições de hospitalidade dos povos do BRICS”. O Brasil ganhou o primeiro lugar na categoria “Ano Novo e outros feriados nacionais dos BRICS”, com o vídeo realizado pelas estudantes Luiza Maria Martins e Camyla Pereira, ambas de 21 anos, que abordaram a comemoração tradicional brasileira do Ano Novo.

Martins é graduanda de relações internacionais e integração da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração da UNILA (NEEGI/UNILA), do Centro de Estudos Asiáticos da Universidade Federal Fluminense (CEA/UFF), do Grupo de Estudos sobre os BRICS da Universidade de São Paulo (GEBRICS/USP) e do Observatório dos BRICS e das Relações Sul-Sul (UNILA). Já Pereira é estudante do último ano de design digital na PUC-Campinas e também é ilustradora e edição de vídeos e animação (Acompanhe o trabalho de Pereira no Instagram).

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Brasil ainda foi representado pelo vídeo “Brasil através do olhar dos brasileiros”, realizado pelos estudantes do Instituto Van Veen, voluntários do projeto “Estudos em Rússia”Guilherme Martiniano RodriguesBeatriz Vieira Santana e Gabriela Prince Ribeiro Gonçalves. E ainda um grupo de russos, provenientes de Tomsk, composto por Gataulin DanisMarina Oblasova,  Angelina GogolevaAndrei Tarakanov e Evgenii Naumov, escolheu as tradições do casamento no Brasil como tema principal para realizar seu vídeo. Ambos receberão diploma do concurso e podem voltar a concorrer em futuras edições do projeto.

O concurso foi executado no formato de um concurso de vídeo online, envolvendo principalmente alunos, estudantes, jovens, compatriotas, aposentados dos Estados da Aliança que trabalhaream com suas habilidades criativas. Um projeto social e cultural positivo e de afirmação da vida é ajudar os participantes do Concurso e outros relacionados a manter sua saúde emocional e moral em tempos turbulentos.

Crédito: reprodução YouTube.
Crédito: reprodução YouTube.

A hospitalidade é uma das tradições mais universais e antigas que está presente na cultura de todos os povos, sendo portadora dos seus valores culturais e morais. No difícil período da pandemia, o projeto serviu como plataforma comunicativa criativa para a implementação de práticas socioculturais de aproximação dos povos do BRICS sob o lema “Hospitalidade, como embaixadora da boa vontade e espelho do povo”.

Também são parte do público-alvo etário dos cidadãos do BRICS: aposentados, veteranos, pessoas com deficiência, pessoas que precisam de apoio social, espiritual e moral.
A singularidade do projeto implica sua abordagem moderna para o uso de tecnologias inovadoras no formato de narrativa de hospitalidade. O monitoramento realizado pela entidade mostrou a ausência desses projetos no espaço cultural multilateral do BRICS. A iniciativa tem o apoio do Ministério das Relações Exteriores da Federação Russa, Ministério da Cultura da Federação Russa, Rossotrudnichestvo, Embaixadas dos países BRICS na Rússia, a missão diplomática russa aos países da aliança, organizações não governamentais estrangeiras e parceiros.

A primeira fase da Chamada de Candidaturas terminou em janeiro de 2021 e foram selecionados cerca de 100 vídeos de todos os países do BRICS. Já a segunda fase do Concurso teve foco na formação do Júri Internacional e terminou a 15 de junho de 2021. Representantes da cinematografia e de outras profissões criativas dos “cinco” países tornaram-se membros (17) e Presidentes (5) do Júri. A terceira etapa do Concurso acontecerá de novembro de 2021 a novembro de 2022 e incluirá: uma conferência de imprensa internacional em após os resultados do Concurso – novembro de 2021; solene evento “Festival de hospitalidade dos países BRICS” na Casa Central do Cinema de Moscou para premiar os vencedores russos e vencedores de diplomas do Concurso, em abril de 2022; e um filme de vídeo profissional será criado para este evento e incluirá vídeos dos Vencedores.

Crédito: reprodução YouTube.

Além disso, serão produzidos Prêmios e Diplomas Honorários sobre o tema do projeto. A demonstração de uma grande exposição de arte e decoração aplicada também fará parte do evento junto com um leilão beneficente de pinturas de jovens artistas russos “Vamos encher os corações das crianças de bondade”, os fundos arrecadados serão doados a órfãos e crianças com deficiência da Rússia. Durante o evento, haverá masterclasses temáticas com artistas e artesãos de todos os países do BRICS. O festival terminará com um concerto de gala e uma recepção amigável nas melhores tradições de beber chá das cinco nações.

A corrida de revezamento de eventos solenes para a premiação dos vencedores estrangeiros do Concurso será realizada nos países do BRICS com o auxílio das Embaixadas e Consulados da Rússia aos países dos “cinco” e parceiros da organização. A Índia será o próximo país a assumir este bastão depois da Rússia. Em outubro (novembro) 2022 em Pune, estado de Maharashtra, a organização realizará um evento solene “BRICS: Unidade na Diversidade de Tradições”.

Foi proposta a criação de um Prêmio para os Vencedores do Concurso na forma de uma flor de Lótus sagrada, simbolizando a unidade dos povos, pureza de pensamentos, ações, gentileza e autoaperfeiçoamento. A autora do projeto e esboço é Daniela Riabitcheva. Segundo os participantes, o Concurso trouxe “uma lufada de ar fresco, impregnada de simpatia, positividade, conhecimento e esperança pelo melhor“.

O Prêmio para os Vencedores do Concurso na forma de uma flor de Lótus sagrada, simbolizando a unidade dos povos, pureza de pensamentos, ações, gentileza e autoaperfeiçoamento.Crédito: Daniela Riabitcheva.

O prêmio Escolha da Audiência vai para o vídeo “Maslennitsa celebration in Astrakhan” dentro da nomeação “Ano Novo e outros feriados nacionais dos BRICS” que teve o maior número de curtidas na página oficial do evento no Facebook. (160 curtidas). Confira os demais nove vencedores abaixo:

 “Revivendo as tradições de hospitalidade dos povos do BRICS”

Temática 1: “Casamento nas tradições folclóricas do BRICS”

1º lugar: «Casamento no Tibete» (7 votos), China, Qiqihar, vídeo Nº 63

2º lugar: «Festa de casamento tradicional» (3 votos), Rússia, Derbent, vídeo N 95

3º lugar: “Festa de casamento” (3 votos), Índia, Nova Delhi, vídeo N 99

Temática 2: “Festa de família”

1º lugar: “Estilo popular da Rússia” (4 votos), Rússia, Vladimir,
vídeo N 1

2º lugar: «Feriado de pedigree familiar” (3 votos), Rússia, Orenburg, vídeo N 61

3º lugar: «Tradição culinária dos povos da Chechênia – cozinhar” Khingalsh “para a mesa festiva» (3 votos), Rússia, Irkutsk, vídeo N 54

Temática 3: «Ano Novo e outros feriados nacionais dos países BRICS»

1º lugar: «Réveillon do Brasil» (7 votos), Brasil, São Paulo, vídeo N 97

2º lugar: «Onam the Harvest Festival of Kerala» (4 votos), Índia, Kerala, vídeo N 75

3º lugar: “Maslennitsa” (4 votos), Rússia, Kostroma, vídeo N 94

 

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: