New York Asian Film Festival chega a sua 20ª edição

Crédito: NYAFF 2021.

Esta semana a New York Asian Film Foundation e a Film no Lincoln Center darão início à 20ª edição do New York Asian Film Festival (NYAFF), um evento híbrido com o NYAFF maior linha de filmes até hoje. O Festival exibirá mais de 60 filmes, virtualmente e pessoalmente, para públicos em Nova York e em todo o país de 6 a 22 de agosto de 2021. Os brasileiros que moram em Nova Iorque, ou em outros estados do país norte-americano poderão conferir uma seleção primorosa do melhor que o cinema da Ásia tem a oferecer. De 6 a 22 de agosto de 2021 o evento ocorre no Walter Reade Theatre da FLC (165 West 65th Street) e no FLC Virtual Cinema e de 9 a 22 de agosto também estará no SVA Theatre (333 West 23rd Street). A inciativa tem curadoria do diretor executivo Samuel Jamier, da diretora associada Claire Marty e dos programadores David Wilentz, Karen Severns e Koichi Mori.

A programação de 2021 da NYAFF incluirá duas estreias mundiais, seis estreias internacionais, 29 estreias norte-americanas, oito estreias nos Estados Unidos e nove estreias em Nova Iorque, apresentando os mais emocionantes filmes de ação, comédia, drama, suspense, romance, terror e arte de Ásia leste. Após um ano sem precedentes em que COVID-19 e o aumento da violência contra a comunidade asiática nos Estados Unidos apresentaram enormes desafios, a NYAFF está mais comprometida do que nunca em aumentar a exposição da representação asiática na tela e em fornecer oportunidades para o público de todas as comunidades experimentar a diversidade e o brilho do cinema asiático.

Após uma 19ª edição totalmente virtual, o NYAFF tem o prazer de apresentar pessoalmente quase metade dos mais de 60 títulos deste ano. Para comemorar, bem como para marcar seu 20º ano, o Festival será co-anfitrião, com o Hong Kong Economic and Trade Office em Nova Iorque e a Film at Lincoln Center, em uma exibição gratuita ao ar livre no Damrosch Park do clássico wuxia de Raymond Lee “Dragon Inn AKA New Dragon Gate Inn”, no dia 11 de agosto. O remake de estrelas do icônico Dragon Inn de King Hu é um dos filmes mais selvagens e épicos já produzidos por Tsui Hark.

“Tem sido difícil no final das contas, mas depois da edição totalmente virtual sem precedentes do ano passado, estamos entusiasmados por estar de volta presencialmente”, disse Samuel Jamier, diretor executivo da NYAFF e presidente da New York Asian Film Foundation. “Estamos especialmente animados com o alinhamento de todas as estrelas para que possamos hospedar a exibição ao ar livre do clássico de Hong Kong, ‘Dragon Inn’, também conhecido como ‘New Dragon Gate Inn’. Isso marca o 10º aniversário da restauração do filme pela NYAFF e o 29º aniversário do filme, que é estrelado por duas das maiores atrizes de Hong Kong de todos os tempos, Maggie Cheung e Brigitte Lin, bem como Donnie Yen como um supervilão. Qual a melhor maneira de comemorar o 20º aniversário do festival”?

A NYAFF também está entusiasmada em receber a estreia mundial de “Ninja Girl”, do diretor Yu Irie uma sátira política que é tão furtivamente subversiva quanto sua superespião homônima da velha guarda. O diretor japonês Irie (“8000 Miles”, NYAFF 2010) elaborou uma condenação alegre e corajosa do racismo e da ignorância intencional que também é hilária, cheia de ação e surpreendentemente comovente.

Entre os muitos outros destaques do festival está a estreia norte-americana de “Tough Out”, do veterano documentarista de questões sociais Xu Hui-jing, que traz um nível de profundidade semelhante ao filme “Hoops Dreams” (1994), de Steve James e uma admirável falta de sentimentalismo a este obra sobre jovens carentes em um campo de beisebol perto de Pequim. O compromisso inabalável dos treinadores com as crianças é um clamor humanista retumbante que exige ser ouvido. O NYAFF também apresentará a estreia norte-americana de “Money Has Four Legs”, de Maung San, uma sátira sobre o cinema independente ambientado em Mianmar. Com a crise política em curso no país, e o produtor do filme Ma Aeint atualmente detido pelos militares, “Money Has Four Legs” merece ser visto agora mais do que nunca.

Da Coreia do Sul vem “The Book of Fish”, uma homenagem esplêndidas ao cinema clássico em preto e branco de Lee Joon Ik (“The King and the Clown”). Inspirado em eventos reais e impregnado de humanismo poético, é estrelado por Sol Kyung Gu e Byun Yo Han e passa na bela Ilha de Heuksando durante a era Joseon. No doce, sexy e atrevido “Here and There” da Filipinas, Janine Gutierrez (estrela do filme de abertura da NYAFF 2020 “The Girl and the Gun”) e JC Santos estão perfeitamente emparelhados em uma meditação sobre a pandemia COVID-19, uma mistura maravilhosa de romântico escapismo e tópicos mais pesados ​​de família, saúde e distância que afetaram a todos nós.

Também reservadas para o público pessoalmente estão três estreias do Japão que abrangem uma gama de estilos e gêneros: a indescritível obra-prima stop-motion “Junk Head”, um conto de ficção científica distópico que levou sete anos para ser concluído e tornou-se um filme favorito de Guillermo del Toro; uma crítica ao patriarcado, “Jigoku-no-hanazono: Office Royale”, apresenta “senhoras de escritório” briguentas que estão em busca da emancipação no local de trabalho e lutam de forma contundente com as próprias forças; e “Last of the Wolves”, a sequência feroz de Kazuya Shiraishi de “The Blood of Wolves” (NYAFF 2018). Uma empolgante homenagem aos filmes mais cruéis de Kinji Fukasaku, que não conhece limites.

O Panorama de Hong Kong deste ano – apresentado com o apoio do Hong Kong Economic and Trade Office em Nova Iorque, o parceiro e patrocinador mais antigo do Festival – inclui 12 títulos diversos e emocionantes, muitos deles de diretores emergentes, enviando uma mensagem positiva de esperança para o futuro do cinema em Hong Kong. Entre as estreias marcantes estão: “Shadows”, “Time”, “Zero to Hero” (produzido e estrelado por Sandra Ng, convidada do NYAFF em 2014) e o documentário “Keep Rolling”. A programação também inclui novos trabalhos excepcionais de mestres, como o eletrizante “Limbo” de Soi Cheang, um thriller brutal sobre a caça a um serial killer estrelado por Gordon Lam Ka Tung. E em uma nota mais leve, há “Breakout Brothers”, uma comédia dramática de fuga da prisão, e “All U Need is Love”, uma resposta infecciosa (trocadilho intencional) à pandemia iniciada pelo prolífico superstar Louis Koo.

Junto com a competição Uncaged Award de Melhor Longa-Metragem, o Festival estabeleceu novas e empolgantes seções para sua 20ª edição. Os filmes agora serão agrupados por temas, nas seguintes seções: Além das Fronteiras, Agradável à Multidão, Linhas de Frente, Mestres de Gênero, Próximo / Agora, Destaques e Vanguardas. Embora o festival esteja apresentando um número excepcionalmente alto de estreias de longa-metragem com esta edição, também está destacando a melhoria da paridade de gênero na indústria cinematográfica.

A diretora associada da NYAFF, Claire Marty, comentou: “Depois de nosso foco especial nas mulheres na frente e atrás das câmeras na NYAFF 2020, temos a honra de continuar defendendo os filmes femininos este ano. O festival tem alguns ótimos filmes de cineastas, incluindo ‘The Silent Forest’ de Taiwan, baseado em eventos verdadeiros e angustiantes, e ‘Hold Me Back’, uma narrativa dramática e vibrante dirigida por mulheres”. Outro destaque é “Barbarian Invasion”, de Tan Chui Mui, uma pioneira da Nova Onda da Malásia, que retorna após uma pausa de uma década para estrelar e dirigir uma obra que descreve como um cruzamento entre o autor da art-house coreana Hong Sang Soo e a franquia de ação Jason Bourne.

Após nossas exibições virtuais de sucesso no ano passado, as exibições do NYAFF estarão novamente disponíveis em todo o país em 2021, dando aos fãs do cinema asiático que não moram em Nova York a oportunidade de assistir a filmes que não chegam ao cinema local. Do mortalmente sério ao alegre absurdo, do inquietante ao estranho, NYAFF continua a celebrar o cinema mais vibrante e provocante da Ásia hoje.

Clique no logo para visitar a página do festival no Facebook. Crédito: NYAFF 2021.

Acompanhe a programação abaixo
Exibição especial de 20º Aniversário do clássico no Damrosch Park 
Dragon Inn AKA New Dragon Gate Inn | dir. Raymond Lee, Hong Hong 1992 | Apenas presencial

Campeões de público
Filmes de amplo apelo e títulos acessíveis a todos os gostos

– All U Need is Love | dir. Vincent Kok, Hong Kong 2021 | North American Premiere. Apenas Online
– Breakout Brothers | dir. Mak Ho Pong, Hong Kong 2020 | North American Premiere. Apenas online
– The Con-Heartist | dir. Mez Tharatorn, Thailand 2020 | North American Premiere. Apenas online
– From Today, It’s My Turn!! | dir. Yuichi Fukuda, Japan 2020 | U.S. Premiere. Apenas online
– Hold Me Back | dir. Akiko Ohku, Japan 2020 | U.S. Premiere. Apenas online
– jigoku-no-hanazono: Office Royale | dir. Kazuaki Seki, Japan 2021 | North American Premiere. Apenas presencial
– My Missing Valentine | dir. Chen Yu-hsun, Taiwan 2020 | New York Premiere. Apenas online
– One Second Champion | dir. Chiu Sin-Hang, Hong Kong 2020 | New York Premiere. Apenas online
– Tonkatsu DJ Agetaro | dir. Ken Ninomiya, Japan 2020 | North American Premiere. Apenas online
– Zero to Hero | dir. Wan Chi-Man, Hong Kong 2021 | North American Premiere. Apenas presencial

MESTRES DE GÊNERO
Novo trabalho inovador que ajusta e distorce as convenções de gênero
– The Fable: The Killer Who Doesn’t Kill | dir. Kan Eguchi, Japan 2021 | North American Premiere. Apenas presencial
– Last of The Wolves | dir. Kazuya Shiraishi, Japan 2021 | North American Premiere. Apenas presencial
– Limbo | dir. Soi Cheang, Hong Kong, 2021 | North American Premiere. Apenas presencial
– Midnight | dir. Kwon Oh-seung, South Korea 2021 | International Premiere. Apenas online
– Sweetie, You Won’t Believe It | dir. Yernar Nurgaliyev, Kazakhstan 2020 | North American Premiere. Apenas online

NEXT / NOW
Destacando vozes emergentes e trabalhos de diretores promissores
– Here And There | dir. JP Habac, Philippines 2021 | North American Premiere. Presencial e online
– Keep Rolling | dir. Man Lim Chung, Hong Kong 2020 | New York Premiere. Apenas online
– Money Has Four Legs | Maung Sun, Myanmar 2020 | North American Premiere. Apenas online
– The Old Town Girls | dir. Shen Yu, China 2020 | North American Premiere. Apenas online
– Shadows | dir. Glenn Chan, Hong Kong 2020 | North American Premiere. Apenas online
– Time | dir. Ricky Ko, Hong Kong 2021 | North American Premiere. Apenas online

ALÉM DAS FRONTEIRAS
Filmes que contam histórias sobre personagens que experiênciam diferentes culturas
__- The Asian Angel | dir. Yuya Ishii, Japan 2021 | North American Premiere. Presencial apenas
– Fighter | dir. Jéro Yun, South Korea 2020 | North American Premiere. Apenas online
– Nasi Lemak 1.0 | dir. Namewee, Malaysia 2021 | International Premiere. TBD
– A Song for You | dir. Dukar Tserang, China 2020 | North American Premiere. Apenas presencial

LINHA DE FRENTE
Filmes baseados na vida de pessoas em comunidades marginalizadas, com narrativas que examinam questões urgentes
__- Babi | dir. Namewee, Malaysia 2020 | North American Premiere. TBD
– A Balance | dir. Yujiro Harumoto, Japan 2020 | North American Premiere. Apenas presencial
– I Don’t Fire Myself | dir. Lee Tae-Gyeom, South Korea 2020 | North American Premiere. Apenas online
– Ninja Girl | dir. Yu Irie, Japan 2021 | World Premiere. Apenas presencial
– The Silent Forest | dir. Ko Chen-nien, Taiwan 2020 | New York Premiere. Apenas online
– Three Sisters | dir. Lee Seung-won, South Korea 2020 | North American Premiere. Apenas online
– Tough Out | dir. Xu Hui-jing, China 2020 | North American Premiere. Apenas online
– The Way We Keep Dancing | dir. Adam Wong, Hong Kong 2020 | New York Premiere. Apenas online

STANDOUTS
Filmes excepcionais, independentemente de seu status de estreia __
– Blue | dir. Keisuke Yoshida, Japan 2021 | U.S. Premiere. Apenas online
– The Book of Fish | dir. Lee Joon-ik, South Korea 2021 | International Premiere. Apenas presencial
– Samjin Company English Class | dir. Lee Jong-pil, South Korea 2020 | New York Premiere. Presencial e online
– Under the Open Sky | dir. Miwa Nishikawa, Japan 2020 | New York Premiere. Apenas presencial

VANGUARDS
Filmes originais que fogem das convenções formais e / ou narrativas
__- As We Like It | dir. Muni Wei, Chen Hung-i, Taiwan 2021 | East Coast Premiere. Apenas online
– Barbarian Invasion | dir. Tan Chui Mui, Malaysia 2021 | North American Premiere. Apenas presencial
– Junk Head | dir. Takahide Hori, Japan 2021 | U.S. Premiere. Apenas presencial
– Over the Town | dir. Rikiya Imaizumi, Japan 2021 | U.S. Premiere. Apenas presencial
– Zokki | dir. Naoto Takenaka, Takayuki Yamada, Takumi Saitoh, Japan 2021 | North American Premiere. Apenas online

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: