Aliança Francesa Porto Alegre promove Débats d’idées sobre o cinema francês pelo olhar das mulheres

Crédito: divulgação AFPOA.

No dia 11 de agosto, quarta-feira, às 19h30, com transmissão ao vivo pelo YouTube e pelo Facebook da Aliança Francesa em Porto Alegre (AFPOA), acontece o evento “Débats d’idées – O cinema francês pelo olhar das mulheres”. O objetivo é de promover uma discussão sobre as diretoras e roteiristas que marcaram o cinema francês ao longo da história até os dias de hoje, mas que muitas vezes possuem trajetórias que pouco são destacadas no cenário mundial. A proposta é dar visibilidade à contribuição de mulheres, como Alice Guy Blaché, Agnès Varda, Claire Denis e Mati Diop. O debate conta com a participação de Larissa Melo, professora de cinema e filosofia, e de Fatimarlei Lunardelli, jornalista, escritora, professora e crítica de cinema brasileira. A mediação será conduzida por Manuela Fetter, fundadora da Lora, produtora de curadoria e exibições experienciais de cinema.

Da esquerda para direita: Larissa Melo, Fatimarlei Lunardelli e Manuela Fetter. Créditos da foto: Acervo pessoal das convidadas.

Sobre as convidadas

Larissa Melo 

É formada em Realização e Produção Audiovisual na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. É graduada em Filosofia pela UERJ. Integrante em “Elviras” Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema e também do Coletivo Noéli – Mulheres na Filosofia UERJ. Pesquisadora em cinema e feminismos, cinema queer. Dá aulas de cinema há 4 anos. Foi professora de Cinema no Ateliê Oriente e Curadora do Cine Oriente. Foi professora de Cinema, Videoarte e Performance no espaço Despina de Residências artísticas. Diretora do curta-metragem The Ephemeral, exibido na Mostra Internacional Wicklow Screendance Laboratory (Irlanda) 2018. Professora de Fotografia Criativa na Loretto School para jovens da França, Áustria, Espanha e Hungria em Bray, Irlanda. Integrante do North Wicklow Filmmakers em 2018, na Irlanda. Diretora de vídeo-poemas, com um prêmio de Melhor narração com o filme Mulher de Fogo, no Quarentena Film Festival, em 2020.

Fatimarlei Lunardelli 

Professora, pesquisadora e jornalista. Formada pela UFRGS (1984), é mestra (1995) e doutora em cinema (2002) pela USP. Autora dos livros: Ô Psit: O Cinema Popular dos Trapalhões (1996), Quando Éramos Jovens: A História do Clube de Cinema de Porto Alegre (2000) e A Crítica de Cinema em Porto Alegre na Década de 1960 (2008). Autora de artigos diversos, participou da série 100 Melhores da Associação Brasileira de Críticos de Cinema – 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016), Documentário Brasileiro 100 Filmes Essenciais (2017), Curtas Brasileiros 100 Filmes Essenciais (2019), Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil (2019) e é uma das organizadoras do livro Ismail Xavier: Um Pensador do Cinema Brasileiro (2019). Trabalhou nos jornais Correio do Povo e Pioneiro, na Revista Aplauso e nas rádios Bandeirantes e Rádio da Universidade e programou o Cinema Universitário da UFRGS. É professora no Curso de Realização Audiovisual da Unisinos e preside a Accirs – Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul.

Manuela Fetter 

Formada em Relações Internacionais e Administração de Empresas pela ESPM, Manuela Fetter é fundadora da Lora e atua como curadora e internacionalista, propondo pontes e intersecções entre expressões artísticas e o audiovisual. Mestranda pela PUCRS, na área da comunicação social, pesquisa os impactos e influências da Diplomacia Cultural no mercado cinematográfico. À frente da Lora, já promoveu inúmeros eventos de cinema de rua na cidade e em centros culturais, como o Cine Escadaria, que acontece anualmente nos quatro cantos do viaduto Otavio Rocha e está na sua quinta edição; o Cine Sentidos, no Instituto Ling; o Cine Verão na Orla do Guaíba; e o mais recente, o Cine Drive-In.

 

Para assistir ao debate, clique no link abaixo

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: