Festival de Cinema Asiático de Nova Iorque revela mês fantasma de Taiwan, celebrando uma nova era do terror

“Get the Hell Out” (2020), dirigido por Wang I-Fan. Crédito: divulgação NYAFF.

O Festival de Cinema Asiático de Nova Iorque (New York Asian Film Festival-NYAFF), realizado de 6 a 22 de agosto, vai estender a sua programação nesta 20ª edição do evento. De 23 de agosto a 1º de setembro, com o apoio do Centro Cultural de Taipei em Nova Iorque, começa a exibição de uma série de dez dias de filmes de terror para celebrar o tradicional Mês do Fantasma de Taiwan. Serão disponibilizados virtualmente, para todo o Estados Unidos, sete filmes do gênero em destaque.

Segundo o diretor executivo do NYAFF, Samuel Jamier: “Os filmes asiáticos ajudaram a forjar o padrão ouro do terror. Japão, Tailândia, Coréia do Sul e Hong Kong exibem alguns dos filmes mais assustadores da história do cinema mundial. Embora Taiwan pareça ter passado despercebido, seus filmes de terror, com sua atmosfera sinistra generalizada, para não mencionar uma visão singular de fantasmas vingativos, provaram ser uma grande força a ser reconhecida nos últimos anos”.

Esta série mostra uma constelação de sucessos de bilheteria domésticos dos últimos anos que foram elogiados pela crítica por incorporar o folclore taiwanês, a mitologia chinesa, as questões sociais contemporâneas e as tragédias históricas em suas narrativas sucintamente enervantes. Para assistir aos filmes, acesse o site do NYAFF.

Lista de filmes

“Detention”, dirigido por John Hsu, NYAFF 2020

“Detention” (2019), dirigido por John Hsu. Crédito: divulgação NYAFF.

Uma adaptação esculpida a partir de um videogame de terror de sobrevivência, é também a primeira abordagem da época traumatizante do Terror Branco na ilha na década de 1960, durante a qual milhares foram executados. O filme ganhou prêmios em cinco categorias no Golden Horse Awards de 2019 em Taipei.

“Get the Hell Out”, dirigido por Wang I-Fan

“Get the Hell Out” (2019), dirigido por Wang I-Fan. Crédito: divulgação NYAFF.

Estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto, é uma crítica mordaz e hilária da disfunção política em que um vírus zumbi permeia o parlamento, com travessuras de artes marciais gonzo e uma jovem política impetuosa que pode ser a melhor esperança de sobrevivência do governo.

“The Heirloom”, dirigido por Leste Chen

“The Heirloom” (2005), dirigido por Leste Chen. Crédito: divulgação NYAFF.

É um choque de casa assombrada esteticamente requintado, cuja implantação impressionante de uma atmosfera assustadora, medo e visuais impressionantes provou ser uma virada de jogo no gênero do cinema de Taiwan em 2005.

“Mon Mon Mon Monsters”, dirigido por Giddens Ko, NYAFF 2017

“Mon Mon Mon Monsters” (2017), dirigido por Giddens Ko. Crédito: divulgação NYAFF.

O diretor Ko realizou todos os esforços possíveis para criar esta combinação de um drama de valentões da faculdade com um thriller de monstro selvagem carregado de efeitos sonoros, que é impressionante.

“The Rope Curse dirigido”, por Liao Shih-Han

“The Rope Curse dirigido” (2018), por Liao Shih-Han. Crédito: divulgação NYAFF.

A nova abordagem já clássica de Taiwan sobre a vingança fantasmagórica apresenta protagonistas antipáticos, um estranho alívio cômico e coisas estranhas que explodem durante a noite.

“Silk”, dirigido por Su Chao-Bin

“Silk” (2006), dirigido por Su Chao-Bin. Crédito: divulgação NYAFF.

Exibido fora da competição no Festival de Cinema de Cannes de 2006, este conto intrigante de um grupo de jovens caçadores de fantasmas (liderados pelo supercarismático Chang Chen) narra suas tentativas equivocadas de usar a alquimia paranormal para capturar o espírito assustador de uma criança morta.

“The Tag-Along”, dirigido por Cheng Wei-hao, NYAFF 2016

“The Tag-Along” (2016), dirigido por Cheng Wei-hao. Crédito: divulgação NYAFF.

Inspirado em um vídeo que viralizou na vida real, “The Tag-Along” foi um enorme sucesso. Um vídeo de um grupo de caminhantes, que é seguido por uma garotinha fantasmagórica vestida de vermelho, transforma-se em contos de destruição sobrenatural lançados sobre os vivos desavisados.

 

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: