Partido Comunista: fator decisivo em todas as vitórias revolucionárias do Vietnã

Cena do XIII Congresso Nacional do Partido Comunista do Vietnã. Crédito: VNA.

A realidade viva da revolução vietnamita desde a fundação do Partido Comunista do Vietnã (PCV) em 1930 evidenciou que a direção correta e sábia dessa força política constitui o principal fator decisivo de todas as vitórias e conquistas alcançadas pelo país da Indochina. A fundação do PCV em 3 de fevereiro de 1930 é considerada uma virada na história da revolução vietnamita.

Apenas 15 anos após seu nascimento e desenvolvimento, este corpo político operou o milagre de liderar o povo para realizar com sucesso a histórica Revolução de Agosto de 1945. O papel decisivo do PCV na Revolução de Agosto refletiu-se no desenvolvimento completo do sistema ideológico na luta de libertação nacional, na adoção de formas e métodos revolucionários adequados às condições históricas específicas.

Apenas 15 anos após sua fundação e desenvolvimento, o Partido Comunista do Vietnã (PCV) realizou o milagre de liderar o povo para realizar com sucesso a histórica Revolução de Agosto de 1945. Crédito: VNA.

Outro fator, que também contribuiu muito para o sucesso do levante geral de agosto, foi a capacidade de analisar e prever as condições do levante, bem como a prontidão das forças do PCV . Com base em sua avaliação da situação nacional e mundial, o Partido previu com precisão a época da insurreição.

O Congresso dos Representantes do Povo de Tan Trao reuniu-se em 16 de agosto de 1945 na província de Tuyen Quang, no norte, onde emitiu uma resolução sobre a tomada do poder em todo o país. Assim, em apenas duas semanas, de 14 a 28 de agosto de 1945, o povo vietnamita sob a liderança do PCV obteve uma gloriosa vitória naquele levante revolucionário geral. Em 2 de setembro de 1945, na Praça Ba Dinh de Hanói, o presidente Ho Chi Minh leu a Declaração da Independência, proclamando o nascimento da República Democrática do Vietnã (atual República Socialista do Vietnã), o primeiro Estado camponês-operário da região sudeste da Ásia.

Em 2 de setembro de 1945, na Praça Ba Dinh de Hanói, o presidente Ho Chi Minh leu a Declaração da Independência, proclamando o nascimento da República Democrática do Vietnã (atual República Socialista do Vietnã). Crédito: VNA.

Como resultado do seu desenvolvimento em todas as vertentes, o PCV organizou e liderou duas resistências duradouras e árduas na etapa 1945-1975 para obter grandes triunfos, escrevendo as páginas mais brilhantes da história nacional, bem como gerando acontecimentos transcendentais de carácter profundo de época na arena internacional. Sob a liderança do PCV, o povo vietnamita realizou com sucesso as lutas revolucionárias e derrotou os planos de invasão dos colonialistas franceses, nos quais destacou-se a histórica vitória de Dien Bien Phu, que “ressoou nos cinco continentes e fez estremecer o mundo“. Então, a guerra de resistência contra o imperialismo dos EUA culminou com a vitória da histórica Campanha Ho Chi Minh para libertar completamente o Sul e reunificar o país. É um dos marcos mais deslumbrantes da história vietnamita e também foi um evento importante da época em uma escala global.

Crédito: divulgação.

Paralelamente a estas ofensivas revolucionárias, sob a direção e orientação desta força política, o povo vietnamita realizou planos para superar as consequências da guerra, recuperar passo a passo o desenvolvimento socioeconômico, promover a causa da renovação socialista e iniciar o período de transição para o socialismo no Norte. Vê-se que o PCV esteve sempre na linha da frente nas duras e duradouras conquistas revolucionárias pela independência e libertação do país e está indissociavelmente ligado ao povo através das suas contribuições para essa causa de salvaguarda do país. Após a reunificação nacional, sob a liderança do PCV, os vietnamitas recuperaram passo a passo a economia e travaram duas resistências às agressões em ambos os extremos da fronteira, protegendo a independência, a soberania e a integridade territorial do país.

Crédito: divulgação.

Em 1986, o PCV traçou diretrizes para a renovação nacional, abrindo um importante ponto de inflexão na causa da construção do socialismo no Vietnã. Desde então, o Vietnã não apenas superou a crise econômica, mas também se tornou um país em desenvolvimento a caminho da industrialização, modernização e integração internacional, com papel, posição e prestígio cada vez maiores no cenário internacional. Com uma população de quase 100 milhões de pessoas e uma renda per capita média de US $ 2.800, o Vietnã juntou-se à maioria das organizações internacionais até o momento e tornou-se um membro ativo e responsável nas atividades da comunidade internacional.

Cena do edifício Landmark 81 na cidade de Ho Chi Minh, um símbolo do desenvolvimento dinâmico do Vietnã. Crédito: VNA.

Portanto, pode-se dizer a partir das grandes conquistas que o Vietnã nunca teve tanta fortuna, força, posição e reputação como hoje. Através da sua direção, o PCV adquiriu inúmeras experiências e amadurecimento, dignas do papel e missão da direção revolucionária, bem como da confiança e expectativa do povo. Esse fato prático garantiu uma verdade: no Vietnã, não há outra força política além do PCV que tenha temperamento, sabedoria, experiência, prestígio e capacidade suficientes para levar o país adiante para superar todas as dificuldades e desafios, bem como para ajudar à causa revolucionária da nação e continuar adicionando uma vitória após a outra.

Fonte: Texto originalmente publicado em espanhol no site Vietnam +.
Link direto: https://es.vietnamplus.vn/partido-comunista-factor-decisivo-de-todas-las-victorias-revolucionarias-de-vietnam/140558.vnp

Tradução e adaptação do espanhol para o português: Alessandra Scangarelli Brites, Intertelas

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: