As negociações para um acordo nuclear com o Irã serão em breve retomadas em Viena

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, encontra-se com seu homólogo iraniano Hossein Amir Abdollahian em Moscou, Rússia, em 6 de outubro de 2021. Crédito: Reuters.

As negociações para reviver o acordo nuclear com o Irã serão retomadas em breve em Viena, disse o chanceler iraniano, Hossein Amir Abdollahian, em reunião com seu colega russo, Sergei Lavrov, em Moscou. Agora estamos finalizando as consultas sobre este assunto e em breve restauraremos nossas negociações em Viena“, disse Abdollahian a repórteres após a reunião. Ele acrescentou que o Irã está interessado no diálogo e em uma negociação que garanta os direitos do povo iraniano e obrigue todas as partes a voltarem aos seus compromissos. Lavrov, na coletiva de imprensa conjunta, também disse que as negociações “deveriam ser retomadas o mais rápido possível”.

O ministro das Relações Exteriores russo também disse que a comunidade internacional estava esperando que os EUA “retornassem às obrigações legais do acordo nuclear” e acabassem com “as restrições ilegais ao Irã e todos os seus parceiros comerciais”. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse na quarta-feira que Lavrov discutiu a retomada do acordo nuclear do Irã com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.

Em maio de 2018, o governo dos Estados Unidos sob o então presidente Donald Trump retirou-se do acordo nuclear com o Irã, formalmente conhecido como Plano de Ação Global Conjunto (JCPOA, em inglês), e reimpôs, unilateralmente, sanções à Teerã. Em resposta, o Irã parou gradualmente de implementar partes de seus compromissos no acordo de maio de 2019. Seis rodadas de negociações foram realizadas em Viena desde abril para acertar as medidas que o Irã e os EUA devem seguir em termos de atividades nucleares e sanções, respectivamente, para voltar ao cumprimento total do pacto nuclear. 

Fonte: Texto originalmente publicado em inglês no site do CGTN.
Link direto: https://news.cgtn.com/news/2021-10-06/Nuclear-talks-to-resume-soon-in-Vienna-Iranian-FM–148TrF6wbXa/index.html

Tradução – Alessandra Scangarelli Brites – Intertelas

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: