
Aproveitando a ocasião da exibição do documentário “A Palestina Brasileira” em São Borja, cidade localizada no Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira, 28 de outubro, em evento especial realizado na Câmara dos Vereadores, a Revista Intertelas indica a obra como fonte audiovisual para os que almejam aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre os laços históricos existentes entre a Palestina e o Brasil. Escrito e dirigido pelo brasileiro Omar Luiz de Barros Filho, o filme, lançado em 2017, já participou da 13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, em 2018, e foi selecionado para integrar a programação do festival de cinema Heritales, de Portugal, em 2020, segundo informa o site Monitor do Oriente.
Marcado pela diversidade étnica e cultural, o Rio Grande do Sul abriga hoje milhares de imigrantes palestinos e seus descendentes. Com cenas filmadas no sul brasileiro e na Cisjordânia, o documentário revela as raízes de famílias que vieram para o Brasil após a ocupação da Palestina por Israel, a partir de 1948.
Seis famílias palestinas moradoras do Rio Grande do Sul compartilham suas histórias e seu dia a dia, refletindo sobre preconceitos, perseguições e guerra, enquanto conciliam os valores éticos e religiosos da sua cultura tradicional com o seu lar atual. São narrativas do vivido, que resgatam lugares perdidos e histórias que ficaram para trás, por meio de memórias compartilhadas, cartas, fotografias e recordações que revivem o passado e o quanto dele ainda resta no presente.
Fonte: texto originalmente publicado no site Monitor do Oriente, com adaptações realizadas pela Revista Intertelas.
Link direto: https://www.monitordooriente.com/20211027-sao-borja-exibe-documentario-a-palestina-brasileira-com-presenca-do-diretor/?fbclid=IwAR3avCVAZFYf_WYA_eXlV53KmcsYqqV7Otjouc5kpm4X78taYWFrvtTaYpY
Deixe seu comentário