
Segundo informam a agências de notícias Xinhua e CGTN, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, sigla em inglês) anunciou, terça-feira, 26 de outubro, que introduziu um novo ciclo de programas de rádio com foco principalmente no impacto das mudanças climáticas na segurança alimentar na Somália. Etienne Peterschmitt, representante da FAO na Somália, disse que os programas que se concentrarão na agricultura inteligente para o clima, serão uma extensão dos módulos de treinamento de rádio que a FAO lançou em 2020 para adaptar-se às restrições do COVID-19.
Peterschmitt disse que é necessário destacar o impacto das mudanças climáticas na produção de alimentos e educar as partes interessadas sobre o mesmo. “Como as medidas do COVID-19 ainda estão em vigor, a FAO fará uso dos programas de treinamento de rádio em andamento para realizar extensão remota com foco no impacto da mudança climática“, disse ele em um comunicado divulgado em Mogadíscio. A agricultura inteligente para o clima é uma abordagem que ajuda a orientar as ações necessárias para transformar e reorientar os sistemas agrícolas para apoiar efetivamente o desenvolvimento e garantir a segurança alimentar em um clima em mudança.

A FAO disse que o novo ciclo de programas é lançado em um momento em que os impactos da mudança climática estão sendo sentidos globalmente, inclusive na Somália, que enfrentou secas, inundações e aumento de gafanhotos no deserto nos últimos dois anos. Isso, disse a agência de alimentos da ONU, reduziu significativamente a produção agrícola e diminuiu a produtividade do gado, levando a grandes lacunas no consumo de alimentos. Francesco Diasio, especialista em Comunicação Internacional para o Desenvolvimento, coordenador da iniciativa de rádio, disse que os módulos de aprendizagem de rádio à distância são econômicos e já demonstraram um impacto importante, atingindo entre 700.000 e 900.000 pessoas por semana.
A FAO disse que os novos programas climáticos inteligentes serão produzidos e transmitidos por grandes estações de rádio selecionadas em toda a Somália. Um total de seis episódios será transmitido em todo o país sobre tópicos importantes como agricultura de conservação, intensificação de safras, gestão de água e colheita e gestão pós-colheita. Ezana Kassa, chefe do programa da FAO Somália, disse que os programas de rádio contribuirão para reduzir a vulnerabilidade das comunidades rurais à insegurança alimentar por meio da adaptação de práticas climáticas inteligentes.
Fonte: Texto originalmente publicado em inglês no site do CGTN.
Link direto: https://newsaf.cgtn.com/news/2021-10-27/FAO-launches-radio-program-on-climate-smart-agriculture-in-Somalia-14GsZTlLh4c/index.html
Tradução/adaptação – Alessandra Scangarelli Brites – Intertelas
Deixe seu comentário