Dica Intertelas: “Ideias chinesas – os clássicos que fizeram a China”

 

Crédito: Rádio China Internacional.

Resultado da parceria entre a professora de língua e cultura chinesa, inglesa e diretora do Instituto Confúcio no Brasil Ana Qiao, a Rádio Internacional da China e a Universidade de Macau, o projeto “Ideias chinesas – os clássicos que fizeram a China” formula minicursos (gravações de áudio) sobre autores e obras do período pré-Qin, o período clássico do pensamento e literatura chineses. As palestras são vocacionadas para o público universitário e ouvintes interessados no tema.

Cada ciclo é composto de palestras breves, elaboradas a partir das fontes primárias em chinês arcaico, com ênfase em história das ideias. Em seu formato final, “Ideias chinesas” terá representados os principais autores Pré-Qin, de Confúcio a Han Fei. Trata-se de um curso introdutório às letras e cultura do período formativo da China.

Clique no folder par acessar a página. Crédito: Rádio China Internacional.

Já há quatro ciclos prontos: Confúcio e os Analectos; Laozi e o Dao De Jing; Mêncio e os Discursos; Zhuangzi e o Imortal do Sul da China. Há mais dois em preparação: Sunzi e a Arte da Guerra; e Qu Yuan e seus poemas mitológicos. O projeto conta com a participação de Giorgio Erick Sinedino de Araujo, diplomata, sinólogo,  tradutor do mandarim para o português, tendo sido responsável pela tradução dos clássicos “Os Analectos” e “Dao De Jing”, publicados pela Editora da Unesp e pelo Instituto Confúcio na Unesp.

Sinedino ainda é mestre em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em diplomacia e política e internacional pelo Instituto Rio Branco e em filosofia chinesa, pela Universidade de Pequim. A página é atualizada com novo material quinzenalmente. Para acompanhar, acesse o site da Rádio China Internacional (clique aqui).

Ouça o primeiro episódio “O livro de Mêncio (1) – Características literárias”

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d