Mandarim Taoísmo abre novas turmas para os cursos sobre as obras clássicas dos pensadores Laozi e Liezi

O filósofo Laozi. Crédito: reprodução da internet.

Neste mês de março, o Mandarim Taoísmo abre novas turmas para os cursos: Vazio Perfeito” de Liezi que comentará e debaterá uma seleção de histórias taoístas do livro do filósofo; e “Harmonia entre o corpo e o espírito” que, por meio da leitura e de comentários de uma seleção de capítulos do clássico chinês “Dao De Jing” de Laozi, introduz a visão taoísta da naturalidade, redimensionando o seu valor no contexto atual de nossa sociedade moderna. As aulas serão ministradas pelo professor de filosofia chinesa clássica Chiu Yi Chih (邱奕智) que, além de filósofo, é tradutor, poeta, mestre em filosofia antiga grega pela Universidade de São Paulo (USP) e graduado em letras clássicas (grego clássico-português/USP). Ele realizou a tradução dos clássicos “Dao De Jing” de Laozi, publicado pela editora Mantra-2017“Vazio Perfeito” de Liezi e “A Arte da Guerra” de Sun Tzu, em versão bilíngue comentada. Confira mais informações abaixo.

Curso: “Vazio Perfeito”

As aulas iniciam dia 17 de março, pela plataforma Google Meet, e estão programadas para terminar no dia 26 de maio Será um encontro por semana, de duas horas, sempre nas quintas-feiras, das 19h até 21h. Ao todo estão agendadas dez aulas. O investimento é de 100,00 x 2 = 200,00 (valor promocional sujeito à alteração / pagamento via depósito bancário em dois meses e envio de comprovante por email). Após cada aula, o aluno recebe por email o resumo do conteúdo abordado. É possível adquirir a tradução do professor do livro “Vazio Perfeito”, utilizada durante o curso pela Editora Mantra (clique aqui). Não é necessário o conhecimento da língua chinesa como pré-requisito. Inscrições pelo email winnerchiu@gmail.com

“Vazio Perfeito”, com a tradução de Chiu Yi Chih e publicado pela Editora Mantra. Crédito: divulgação.

Nesse curso, comentamos e discutimos uma seleção de histórias taoístas do livro ‘Vazio Perfeito’ de Liezi, cujos ensinamentos e temas importantes do Taoismo são o cultivo da Natureza Originária baseado no Princípio do Caminho, o autoconhecimento, a sabedoria xamânica ancestral, a concepção da vida e da morte, e sobretudo, a visão não-dualística da filosofia taoista de Liezi que influenciará de modo relevante as concepções do Budismo Chan e Zen-budismo“, comenta o professor.

Curso: “Harmonia entre o corpo e o espírito” 

As aulas iniciam dia 18 de março, pela plataforma Google Meet, e estão programadas para terminar no dia 27 de maio. Será um encontro por semana, de duas horas, sempre nas sextas-feiras, das 19h até 21h. Ao todo estão agendadas dez aulas. O investimento é de 100,00 x 2 = 200,00 (valor promocional sujeito à alteração / pagamento via depósito bancário em dois meses e envio de comprovante por email). Após cada aula, o aluno recebe por email o resumo do conteúdo abordado. É possível adquirir a tradução do professor do livro “Dao De Jing”, utilizada durante o curso pela Editora Mantra (clique aqui). Não é necessário o conhecimento da língua chinesa como pré-requisito. Inscrições pelo email winnerchiu@gmail.com

O livro clássico “Dao De Jing”. de Laozi. Crédito; divulgação

Conforme as palavras do professor Chiu Yi Chih: “A cultura moderna valoriza o ritmo acelerado, a racionalidade técnica, o trabalho compulsório, a rentabilização e a falsa imagem de felicidade. Esse paradigma predominante induz à destruição da Natureza e ao excesso de individualismo. Nesse processo de degradação, percebe-se o quão importante é o cuidado de si no sentido de cultivarmos a saúde e a harmonia entre o corpo e o espírito. Refletiremos sobre os inúmeros transtornos provocados por essa visão fragmentada e separatista. Nesse sentido, como podemos incorporar os ensinamentos de Laozi no nosso cotidiano de maneira simples? Como vivermos de maneira mais autêntica, evitando os excessos da prepotência, da cultura do desperdício, da competitividade e do egocentrismo?”.

Nascido em Taiwan e naturalizado brasileiro, Chiu Yi Chih (邱奕智) é também praticante de Tai-Chi. Publicou um livro de poesia “Naufrágios” pela Multifoco-2011, um livro de ensaios filosóficos e poemas “Metacorporeidade” pela Córrego-2016, além do intitulado “Caminho taoísta” (2021). Em breve publicará o seu novo livro de poesia “Osso Vazio”. Atualmente vem pesquisando as obras de Zhuangzi, os Sutras do Budismo Chan. Para mais informações sobre essa iniciativa e outras atividades a serem realizadas no futuro, acesse o site do Curso Mandarim Taoísmo.

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: