
Em 2022, o Circo Teatro Palombar, grupo que nasceu no bairro Cidade Tiradentes, comemora dez anos. Para celebrar a data, a trupe circense inicia uma grande mostra de repertório que começa com apresentações exatamente no bairro onde foi criado e bairros próximos na Zona Leste de São Paulo. O primeiro espetáculo da mostra é “Esquadrão Bombelhaço”, que será apresentado no dia 24 de março (quinta-feira), às 10h, na Escola Maurício Goulart ( EMEF) e no dia 26 de março (sábado), às 16h, na Comunidade Jardim Maravilha.
Baseado em desenhos animados, “Esquadrão Bombelhaço” não possui falas e abusa de elementos cômicos como cascatas, quedas, tombos, pontapés e tropeções, além de malabarismos e manipulação de objetos, em técnicas de acrobacias cômicas e aéreas através do equipamento pizza. Com 10 anos de trajetória, o Circo Teatro Palombar já passou por diversas praças, parques, ruas, lonas e teatros apresentando e difundindo seu fazer artístico dentro e fora do Brasil, valorizando o trabalho coletivo continuado, a multiplicidade de linguagens e a criação de poética periférica.
O coletivo ocupa o Centro Cultural Arte em Construção, no bairro Cidade Tiradentes, extremo leste da capital, onde realiza aulas de circo e teatro para crianças e jovens, e promove apresentações de grupos parceiros, buscando difundir a arte circense na comunidade de forma gratuita. Em suas criações, o Circo Teatro Palombar diversifica sua pesquisa usando técnicas e linguagens variadas como: Artes Cênicas de Rua, Circo-Teatro, Melodrama, Palhaço Excêntrico Musical e Comicidade Física, unidas a músicas autorais e banda ao vivo, o que resulta em espetáculos diferentes e inusitados. As ações fazem parte do projeto “Palombar 10 Anos – Circomunidade Circomuns” contemplado no edital 17/2021/SMC/CFOC/SFA – Edital de Apoio a Projetos Artísticos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens.
Deixe seu comentário